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Abstract(s)
In a highly competitive market companies know that having quality products or provide good services is not enough to keep customers "faithful".
Currently, quality of products/services, location and price are fundamental aspects customers expect to get on every purchase, so they look for ways to distinguish companies.
This can happen either in a strictly materialistic way or by evaluation of intangible metrics such as having his opinion appreciated or being part of a selected group of "premium" customers.
Therefore, companies must find ways to value and reward its customers in order to keep them "faithful" to their products or services.
Loyalty systems are one means to achieve this goal, however, due to its nature and how they are implemented, often companies end up having low acceptance, without achieving intended objectives.
In an era of technological revolution, where global average adoption of smartphones and tablets is 74% and 40% [Our Mobile Planet, 2014], the opportunity to reinvent loyalty systems reappears.
Throughout this thesis a new tool, relying on the latest technologies and aiming to fulfill this market opportunity, will be presented. The main idea is to use ancient loyalty concepts, such as stamps or pointscards, and transforms them into digital cards, to be used in digital wallets, introducing an innovative technology component based on Apple's Passbook technology.
The main goal is to create a platform for managing the card’s life cycle, allowing anyone to create, edit, distribute and analyze the data, and also create a new communication channel with customers, improving the customer-‐supplier relationship and enhancing the mobile-‐marketing.
Num mercado altamente competitivo, as empresas sabem que ter produtos de qualidade e prestar um bom serviço não é suficiente para manter os clientes ”fiéis”. Atualmente, a qualidade dos produtos/serviços, a localização e o preço são aspectos básicos que o cliente espera obter em cada compra, de tal forma que procura maneiras de distinguir as empresas. Isto pode acontecer tanto do ponto de vista estritamente material, como através da avaliação de aspectos intangíveis tais como ver a sua opinião valorizada ou sentir que faz parte de um grupo restrito de clientes "premium". Assim sendo, as empresas devem encontrar novas formas de valorizar e compensar o cliente no sentido de o manter “fiel” aos seus produtos ou serviços. Os sistemas de fidelização são uma das armas usadas para atingir este objetivo, no entanto, devido à natureza desses sistemas ou à forma como são implementados, muitas vezes acabam por ter fraca adesão dos clientes e não atingem os objectivos pretendidos. Numa era marcada pela revolução tecnológica, em que a média global de adoção de smartphones e tablets é 74% e 40% [Our Mobile Planet, 2014], surge a oportunidade de reinventar os sistemas de fidelização. Ao longo desta tese será apresentada uma nova ferramenta que assenta nas mais recentes tecnologias e visa preencher essa janela de oportunidade criada pelo mercado. A ideia principal é usar conceitos de fidelização antigos, tais como o cartão de carimbos ou o cartão de pontos, e transformá-‐los em cartões digitais, a usar em carteiras digitais, suportados por uma plataforma tecnologicamente inovadora assente na tecnologia Passbook da Apple. O objectivo último é criar a plataforma para gestão do ciclo de vida dos cartões, permitindo criar, editar, distribuir e analisar os dados obtidos, possibilitando ainda criar um novo canal de comunicação com o cliente, tornando a relação entre ambos mais transparente e potenciando o mobile-‐marketing.
Num mercado altamente competitivo, as empresas sabem que ter produtos de qualidade e prestar um bom serviço não é suficiente para manter os clientes ”fiéis”. Atualmente, a qualidade dos produtos/serviços, a localização e o preço são aspectos básicos que o cliente espera obter em cada compra, de tal forma que procura maneiras de distinguir as empresas. Isto pode acontecer tanto do ponto de vista estritamente material, como através da avaliação de aspectos intangíveis tais como ver a sua opinião valorizada ou sentir que faz parte de um grupo restrito de clientes "premium". Assim sendo, as empresas devem encontrar novas formas de valorizar e compensar o cliente no sentido de o manter “fiel” aos seus produtos ou serviços. Os sistemas de fidelização são uma das armas usadas para atingir este objetivo, no entanto, devido à natureza desses sistemas ou à forma como são implementados, muitas vezes acabam por ter fraca adesão dos clientes e não atingem os objectivos pretendidos. Numa era marcada pela revolução tecnológica, em que a média global de adoção de smartphones e tablets é 74% e 40% [Our Mobile Planet, 2014], surge a oportunidade de reinventar os sistemas de fidelização. Ao longo desta tese será apresentada uma nova ferramenta que assenta nas mais recentes tecnologias e visa preencher essa janela de oportunidade criada pelo mercado. A ideia principal é usar conceitos de fidelização antigos, tais como o cartão de carimbos ou o cartão de pontos, e transformá-‐los em cartões digitais, a usar em carteiras digitais, suportados por uma plataforma tecnologicamente inovadora assente na tecnologia Passbook da Apple. O objectivo último é criar a plataforma para gestão do ciclo de vida dos cartões, permitindo criar, editar, distribuir e analisar os dados obtidos, possibilitando ainda criar um novo canal de comunicação com o cliente, tornando a relação entre ambos mais transparente e potenciando o mobile-‐marketing.
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Digital Cards Loyalty Passbook Passwallet Cartões Digitais Fidelização