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Conhecimento geral e atitudes sobre segurança e atuação em emergência em edifícios escolares
dc.contributor.advisor | Vieira da Silva, Manuela | |
dc.contributor.author | Salgado, Renata Sofia de Azevedo Campos | |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T16:32:43Z | |
dc.date.available | 2020-01-24T16:32:43Z | |
dc.date.issued | 2019-06 | |
dc.description.abstract | O valor da vida humana nas sociedades mais desenvolvidas, não é quantificável, resultando daí uma maior necessidade de proteção das pessoas nos diversos ambientes com ocupação humana. A Segurança Contra Incêndio em Edifícios assume hoje uma grande importância na sociedade, existindo grande preocupação relativamente à segurança das pessoas e dos espaços, fundamentalmente em locais públicos ou privados e frequentemente lotados, como são os edifícios escolares, salas de espectáculo, espaços noturnos, entre outros. Na emergência em edifícios, a evacuação em segurança e a atuação face à resposta na prestação dos cuidados de Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida (SBV), constituiem dois pilares importantes no salvamento. O presente estudo teve como principal objetivo avaliar os conhecimentos gerais e atitudes sobre segurança e atuação em emergência em edifícios escolares bem como, avaliar a experiência face à ação em Primeiros Socorros e SBV numa Instituição de Ensino Superior Público. Foi utilizado um inquérito por questionário na recolha de dados, organizado em três domínios (conhecimentos gerais e atuação, perceção e experiência) numa amostra de pessoas da comunidade escolar, constituída por estudantes e por elementos das equipas de segurança da instituição. Das 99 pessoas que responderam ao inquérito, os resultados mostraram que a maioria dos ocupantes do edifício revela conhecimento geral sobre segurança de edifícios e evacuação de emergência, apresentando 52% e 36,3% revela ter perceção sobre evacuação de emergência, apesar de 74,4 % ter revelado não ter experiência nem ter vivenciado situações de evacuação em emergência no último ano. Relativamente à experiência pessoal com Primeiros Socorros, 57.6 % revela não ter formação, ainda que considerem relevante ter conhecimento nesta área. A maior percentagem dos estudantes (95,5%) que considera ser relevante ter conhecimentos nesta área frequentam ciclos de estudos na área de Imagem e Sinal Biológico, assim como demonstraram possuir mais conhecimentos e formação em Primeiros Socorros e em SBV. De um modo geral, tanto os estudantes como os elementos das equipas de segurança, referiram conhecer o significado de SBV e consideram relevante ou muito relevante ter conhecimento sobre como atuar em caso de paragem cardiorrespiratória. Quanto à formação e consequente capacidade para atuar em caso de paragem cardiorrespiratória, os dados sugerem que a maioria não se encontra habilitada (54,6%).A percentagem de inquiridos que possui formação em desfibrilhação automática externa é reduzida (15,5%), independentemente da área de estudos que se encontra a frequentar. No entanto, grande parte revela que utilizaria a desfibrilhação automática externa em caso de necessidade, com formação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202367940 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15380 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Emergência | pt_PT |
dc.subject | Segurança de edifícios | pt_PT |
dc.subject | Primeiros socorros | pt_PT |
dc.title | Conhecimento geral e atitudes sobre segurança e atuação em emergência em edifícios escolares | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Higiene e Segurança das Organizações | pt_PT |