Repository logo
 
Publication

Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, António Fernando Monteiro Pereira da
dc.contributor.authorCabral, Nuno Filipe Marinho
dc.date.accessioned2016-12-21T18:31:46Z
dc.date.available2016-12-21T18:31:46Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste trabalho encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. Incorporando as experiências adquiridas no decurso das três Práticas Educativas, pretende analisar a possível existência de representações, crenças e expectativas associadas à disciplina de Educação Visual, e de que forma a possível existência destes (pré)conceitos pode influenciar o desenvolvimento no interior da sala de aula, o sucesso escolar, bem como, a sua presença no currículo. O trabalho encontra-se dividido em duas partes: uma primeira de caráter mais retrospetivo, percorrendo e refletindo sobre os três estágios de uma forma crítica. A segunda parte assenta na aplicação da metodologia de inquérito a partir de um guião de entrevista facultado aos Encarregados de Educação. Os resultados obtidos permitiram identificar determinados aspetos que foram alvo de análise, reflexão e incorporação no momento de planificação das atividades, evidenciando assim os possíveis contributos deste estudo para a valorização da disciplina de Educação Visual.pt_PT
dc.description.abstractThis work is inserted in the Master in Teaching Visual and Technological Education in Porto School of Education. Incorporating the experiences gained during the three Educational Practices aims to examine the possible existence of representations, beliefs and expectations associated with the discipline of Visual Education, and how the possible existence of (pre) concepts can influence the development inside the room classroom, school success, as well as its presence in the curriculum. The work is divided into two parts: the first has a more retrospective, covering and reflecting on the three stages in a critical way. The second part is based on the application of survey methodology from an interview guide provided the Guardian. The results obtained allowed to identify certain aspects which were the subject of analysis, reflection and incorporation at the time of planning of activities, thus highlighting possible contributions of this study for the development of the discipline of Visual Education.en
dc.identifier.tid201492377
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8956
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectReconhecimentopt_PT
dc.subjectExpectativaspt_PT
dc.subjectAprendizagenspt_PT
dc.subjectArtept_PT
dc.subjectProjetos de trabalhopt_PT
dc.subjectRecognitionen
dc.subjectExpectationsen
dc.subjectLearningen
dc.subjectArten
dc.subjectWork projectsen
dc.titleContribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_NunoCabral_2013.pdf
Size:
2.68 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: