Publication
Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, António Fernando Monteiro Pereira da | |
dc.contributor.author | Cabral, Nuno Filipe Marinho | |
dc.date.accessioned | 2016-12-21T18:31:46Z | |
dc.date.available | 2016-12-21T18:31:46Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este trabalho encontra-se inserido no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Porto. Incorporando as experiências adquiridas no decurso das três Práticas Educativas, pretende analisar a possível existência de representações, crenças e expectativas associadas à disciplina de Educação Visual, e de que forma a possível existência destes (pré)conceitos pode influenciar o desenvolvimento no interior da sala de aula, o sucesso escolar, bem como, a sua presença no currículo. O trabalho encontra-se dividido em duas partes: uma primeira de caráter mais retrospetivo, percorrendo e refletindo sobre os três estágios de uma forma crítica. A segunda parte assenta na aplicação da metodologia de inquérito a partir de um guião de entrevista facultado aos Encarregados de Educação. Os resultados obtidos permitiram identificar determinados aspetos que foram alvo de análise, reflexão e incorporação no momento de planificação das atividades, evidenciando assim os possíveis contributos deste estudo para a valorização da disciplina de Educação Visual. | pt_PT |
dc.description.abstract | This work is inserted in the Master in Teaching Visual and Technological Education in Porto School of Education. Incorporating the experiences gained during the three Educational Practices aims to examine the possible existence of representations, beliefs and expectations associated with the discipline of Visual Education, and how the possible existence of (pre) concepts can influence the development inside the room classroom, school success, as well as its presence in the curriculum. The work is divided into two parts: the first has a more retrospective, covering and reflecting on the three stages in a critical way. The second part is based on the application of survey methodology from an interview guide provided the Guardian. The results obtained allowed to identify certain aspects which were the subject of analysis, reflection and incorporation at the time of planning of activities, thus highlighting possible contributions of this study for the development of the discipline of Visual Education. | en |
dc.identifier.tid | 201492377 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8956 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.subject | Reconhecimento | pt_PT |
dc.subject | Expectativas | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Projetos de trabalho | pt_PT |
dc.subject | Recognition | en |
dc.subject | Expectations | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Art | en |
dc.subject | Work projects | en |
dc.title | Contribuição dos processos pedagógicos na formação de representações sociais | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico | pt_PT |