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Authors
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Abstract(s)
Virtual teams and their use have increased due to globalization, the enlargement of information and communication technologies, in particular computer-mediated communication. This trend was further accelerated by the COVID-19 pandemic. This work aims to identify the main themes, concepts analyzed by different researches as well as to notice the gaps and the directions to take in the future.
This work, keeping the focus of the study presented in the article “Virtual Teams: Thematic Taxonomy, Constructs Model and Future Research Directions” by Alaid, Alnsour and Alsharo who analyzed the research on virtual teams between 2007 and 2018, extends the analysis to the years from 2019 to 2021 and compares the two investigation periods.
Methodologically, a systematic literature review was carried out using the methodology proposed by Ramey and Rao, indicated in the reference article, which resulted in a sample of 21 articles.
The data collected show that the most studied topics in the last three years were culture, computer-mediated communication tools, trust, social interaction, leadership, communication, performance and the adoption of this type of teams. The data from this study reveal (a) the interest in new constructs such as cultural intelligence, e-leadership and emotional intelligence, and (b) greater complexity in the published research, namely, mediating (explanatory) variables were identified in addition to the already existing moderators in the previous period and articles with several studies.
The main gaps from the point of view of internal and external validity and limitations of the research carried out between 2019 and 2021 are identified. We contributed theoretically through a more detailed methodological presentation than the baseline study. In the proposed model we present the independent, dependent, most studied moderators and mediators, organized in a categorical way, turning the conceptual model for the study of virtual teams more intelligible. Empirically, we contributed to a better understanding of the aspects to be considered in the creation and management of teams.
As equipas virtuais e a sua utilização têm aumentado o que se deve à globalização, ao incremento da utilização das tecnologias de informação e comunicação, em particular da comunicação mediada por computador. Esta tendência foi ainda acelerada pela pandemia da COVID-19. Este trabalho tem como objetivo identificar as principais temáticas, conceitos analisados pela investigação e quais as lacunas e direções a tomar em investigação futura. Este trabalho, mantendo o foco do estudo apresentado no artigo “Virtual Teams: Thematic Taxonomy, Constructs Model and Future Research Directions” por Alaid, Alnsour e Alsharo que analisaram a investigação sobre equipas virtuais entre 2007 e 2018 extende a análise para os anos 2019 a 2021 e compara os dois períodos de investigação. Metodologicamente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando a metodologia proposta por Ramey e Rao, indicada no artigo de referência, que resultou numa amostra de 21 artigos. Os dados recolhidos mostram que os temas mais estudados nos últimos três anos foram a cultura, as ferramentas de comunicação mediada por computador, a confiança, a interação social, a liderança, a comunicação, o desempenho e a adoção deste tipo de equipas. Os dados deste estudo revelam (a) o interesse por novos construtos como a inteligência cultural, a e-liderança e a inteligência emocional, e (b) maior complexidade na investigação publicada nomeadamente, foram identificadas variáveis mediadoras (explicativas) além das moderadoras já existentes no período anterior e artigos com vários estudos. Identificam-se as principais lacunas do ponto de vista da validade interna e externa e limitações da pesquisa realizada entre 2019 a 2021. Contribuímos teoricamente através da apresentação metodológica mais detalhada do que do estudo de base, no modelo proposto apresentamos as variáveis independentes, dependentes, moderadoras e mediadoras mais estudadas, organizadas de forma categorial, tornando mais inteligível o modelo conceptual de estudo das equipas virtuais. Empiricamente, contribuímos para a melhor compreensão dos aspetos a considerar na criação e gestão das equipas.
As equipas virtuais e a sua utilização têm aumentado o que se deve à globalização, ao incremento da utilização das tecnologias de informação e comunicação, em particular da comunicação mediada por computador. Esta tendência foi ainda acelerada pela pandemia da COVID-19. Este trabalho tem como objetivo identificar as principais temáticas, conceitos analisados pela investigação e quais as lacunas e direções a tomar em investigação futura. Este trabalho, mantendo o foco do estudo apresentado no artigo “Virtual Teams: Thematic Taxonomy, Constructs Model and Future Research Directions” por Alaid, Alnsour e Alsharo que analisaram a investigação sobre equipas virtuais entre 2007 e 2018 extende a análise para os anos 2019 a 2021 e compara os dois períodos de investigação. Metodologicamente, foi realizada uma revisão sistemática da literatura utilizando a metodologia proposta por Ramey e Rao, indicada no artigo de referência, que resultou numa amostra de 21 artigos. Os dados recolhidos mostram que os temas mais estudados nos últimos três anos foram a cultura, as ferramentas de comunicação mediada por computador, a confiança, a interação social, a liderança, a comunicação, o desempenho e a adoção deste tipo de equipas. Os dados deste estudo revelam (a) o interesse por novos construtos como a inteligência cultural, a e-liderança e a inteligência emocional, e (b) maior complexidade na investigação publicada nomeadamente, foram identificadas variáveis mediadoras (explicativas) além das moderadoras já existentes no período anterior e artigos com vários estudos. Identificam-se as principais lacunas do ponto de vista da validade interna e externa e limitações da pesquisa realizada entre 2019 a 2021. Contribuímos teoricamente através da apresentação metodológica mais detalhada do que do estudo de base, no modelo proposto apresentamos as variáveis independentes, dependentes, moderadoras e mediadoras mais estudadas, organizadas de forma categorial, tornando mais inteligível o modelo conceptual de estudo das equipas virtuais. Empiricamente, contribuímos para a melhor compreensão dos aspetos a considerar na criação e gestão das equipas.
Description
Keywords
Equipas virtuais COVID-19 Revisão sistemática da literatura Taxonomia Virtual teams Systematic literature review Taxonomy