Publication
Creating interactive learning materials to promote statistical skills in higher education
dc.contributor.author | Paula Lopes, Ana | |
dc.contributor.author | Baptista Soares, Filomena | |
dc.contributor.author | Teles Oliveira, Cristina | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Maria | |
dc.contributor.author | Torres, Cristina | |
dc.contributor.author | Lopes, Cristina | |
dc.date.accessioned | 2022-12-07T11:23:09Z | |
dc.date.available | 2022-12-07T11:23:09Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Novas oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, currículos alternativos no ensino pré-universitário e políticas bastante “abertas” de acesso ao Ensino Superior (ES) têm potenciado, nas últimas décadas, o problema da falta de homogeneização de saberes e competências dos alunos “calouros” em Instituições de Ensino Superior (IES). Este problema torna-se avassalador quando se trata de unidades curriculares básicas "construtivas", como a Matemática ou a Estatística, em licenciaturas não matemáticas, em áreas como a Administração, Contabilidade ou Gestão. Esta é uma “luta” diária que os docentes destas unidades curriculares enfrentam ao tentarem falar de disciplinas mais avançadas a um público muito heterogéneo, com diferenças significativas na formação matemática, promovendo a participação de todos os alunos e evitando o abandono precoce de alguns . Neste sentido, Neste artigo serão apresentadas algumas dessas estratégias, desenvolvidas no Politécnico do Porto (P.PORTO) e baseadas na criação e utilidade dos materiais interativos de ensino e aprendizagem. Sentiu-se a real necessidade de inovar no processo de ensino-aprendizagem e a procura de um bom software de apoio, que permitisse desenvolver todos os materiais e implementar interações reais, culminou com a escolha do iSpring Suite 9. Este software é um poderoso kit de ferramentas de eLearning para PowerPoint que permite desenvolver cursos, videoaulas e avaliações de qualidade que funcionarão em qualquer desktop, laptop e plataforma móvel. Portanto, o uso do iSpring Suite 9 será descrito... | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.21125/inted.2020.1155 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/21168 | |
dc.language.iso | eng | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem online | pt_PT |
dc.subject | Tecnologia | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Materiais de aprendizagem interativos | pt_PT |
dc.title | Creating interactive learning materials to promote statistical skills in higher education | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 4167 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 4160 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 1 | pt_PT |
person.familyName | Lopes | |
person.familyName | da Silva Pereira Baptista Soares | |
person.familyName | Teles Oliveira | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.familyName | Pereira Torres | |
person.familyName | Lopes | |
person.givenName | Ana Paula | |
person.givenName | Filomena Maria | |
person.givenName | Cristina | |
person.givenName | Ana Maria | |
person.givenName | Cristina | |
person.givenName | Isabel Cristina | |
person.identifier | 1583506 | |
person.identifier | 2277025 | |
person.identifier.ciencia-id | 8B17-B2C1-6036 | |
person.identifier.ciencia-id | 661E-1FDB-58FB | |
person.identifier.ciencia-id | 331F-E5E7-7988 | |
person.identifier.ciencia-id | 111C-A2B8-EBB4 | |
person.identifier.ciencia-id | BC14-DF88-AEBC | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1603-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5203-9458 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6475-5769 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1070-3626 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8644-2381 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4833-470X | |
person.identifier.rid | S-8594-2016 | |
person.identifier.rid | AAA-2487-2020 | |
person.identifier.rid | A-7445-2017 | |
person.identifier.rid | L-7458-2017 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57194875571 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57722207300 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57212003105 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36185835200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 484b873a-dabe-4a06-9edf-2a5b8354ede7 | |
relation.isAuthorOfPublication | eb9d5b71-fe8b-4e5e-b9b5-eaf22a33e806 | |
relation.isAuthorOfPublication | 31ae7f69-e91e-4b97-ae05-59a0ec9fdd58 | |
relation.isAuthorOfPublication | a020cade-63b7-49a3-b2af-5686e4d62e5a | |
relation.isAuthorOfPublication | 7ff54c60-dca4-47c1-8c5a-6fd3f7d727e0 | |
relation.isAuthorOfPublication | 70af5a18-432a-4ef9-862d-c5a79581c255 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 31ae7f69-e91e-4b97-ae05-59a0ec9fdd58 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 02_Creating Interative learning materials.pdf
- Size:
- 757.08 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: