Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Atitudes face à estatística em diferentes grupos de profissionais de saúde em formação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ART_Rui Pimenta 1.pdf3.28 MBAdobe PDF Download
license.txt1.74 KBLicense Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Uma grande parte das decisões que os profissionais de saúde tomam no seu dia-a-dia tem suporte estatístico num modelo que integre a prática clínica baseada na evidência. A atitude que estes profissionais têm face à estatística pode condicionar o exercício da competência estatística na sua prática clínica e o correcto desenvolvimento da intuição estatística. Neste trabalho, analisámos as diferentes componentes das atitudes face à estatística de estudantes e profissionais em formação, em distintas áreas de formação clínica e em distintos ciclos formativos, através das suas respostas ao Inquérito Atitudes Face à Estatística (SATS 28). Pretendemos, em primeiro lugar, avaliar a e analisar a relação entre as componentes das atitudes na nossa amostra. De seguida, recorremos a técnicas de visualização radial para verificar que componentes das atitudes permitem explicar melhor a variação das respostas dos estudantes. Por último, pretendemos comparar as atitudes face à estatística em diferentes grupos de profissionais em formação tomando em linha de conta a sua situação face à graduação. Recorremos a uma análise de variância a dois factores para estudar a interacção entre os factores área de formação e situação face à graduação e comparar os resultados obtidos nos diferentes grupos que decorrem desta análise. Os nossos resultados mostram que os estudantes das ciências da saúde têm, geralmente, uma atitude positiva face à estatística embora a dificuldade percebida seja mais relevante do que em estudos realizados anteriormente noutras áreas de formação.

Description

Keywords

Atitudes Estatística Ciências da Saúde

Citation

Pimenta, R., Pereira, I., Costa, E., & Vieira, M. (2010). Atitudes face à estatística em diferentes grupos de profissionais de saúde em formação. Séptimo Simposium Iberoamericano en Educación, Cibernética e Informática: SIECI 2010

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

IIIS

CC License