Publication
Da ideia ao ecrã: o processo de desenvolvimento da montagem na Filmesdamente
dc.contributor.advisor | Lopes, Filipe | |
dc.contributor.author | Costa, Patrícia Filipa Moreira da | |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T17:56:33Z | |
dc.date.available | 2025-09-09T17:56:33Z | |
dc.date.issued | 2025-07-16 | |
dc.description | Relatório de estágio | |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como finalidade descrever e refletir criticamente sobre o percurso desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado na FILMESDAMENTE, produtora audiovisual sediada na zona da Boavista, na cidade do Porto. Este estágio integrou a unidade curricular Dissertação/ Projeto/ Estágio, pertencente ao plano de estudos do Mestrado em Cinema e Fotografia — Especialização em Cinema Documental e Experimental, da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), do Politécnico do Porto (PPorto). Durante quatro meses, tive a oportunidade de colaborar em diversas fases da pós-produção audiovisual, com foco particular na montagem e edição de conteúdos institucionais, promocionais e documentais. Esta experiência permitiu-me aprofundar competências técnicas e conceptuais no âmbito da pós-produção, bem como refletir sobre a linguagem da montagem enquanto elemento estruturante da narrativa audiovisual. Este relatório organiza-se em duas partes principais. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico, onde é abordado os principios da montagem, a colaboração em ambiente de pós-produção e as perspetivas criativas relacionadas com o processo de edição. A segunda parte, de carácter prático, apresenta uma contextualização da entidade acolhedora, uma análise da metodologia de trabalho adotada pela FILMESDAMENTE, e uma descrição dos projetos nos quais estive envolvida, com especial atenção aos aspetos técnicos e colaborativos da montagem. Serão ainda exploradas outras atividades complementares, como a gestão interna de equipamentos, a montagem de cenários e a organização do canal de YouTube da empresa. Através deste relatório, pretende-se não apenas relatar a experiência prática vivida, mas também refletir criticamente sobre o papel da montagem na criação de sentido e de ritmo na construção audiovisual, bem como sobre a importância do trabalho colaborativo em ambientes profissionais de produção técnica. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this report is to describe and critically reflect on the work conducted during the curricular internship at FILMESDAMENTE, an audiovisual production company based in the Boavista area of Porto. This internship was part of the Dissertation/Project/Internship curricular unit of the masteris degree in Cinema and Photography — Specialization in Documentary and Experimental Cinema, at the School of Media Arts and Design (ESMAD) of the Polytechnic Institute of Porto (PPorto). For four months, I had the opportunity to collaborate on various stages of audiovisual post-production, with a particular focus on the editing of institutional, promotional, and documentary content. This experience allowed me to deepen both technical and conceptual skills in the field of post-production, and to reflect on the language of editing as a structural element of audiovisual narrative. This report is structured into two main parts. The first presents the theoretical framework, addressing the principles of editing, collaboration in post-production environments, and creative perspectives related to the editing process. The second part of a practical nature provides a contextualization of the host organization, an analysis of the working methodology adopted by FILMESDAMENTE, and a description of the projects in which I participated, with particular attention to the technical and collaborative aspects of editing. Additional complementary activities will also be explored, such as internal equipment management, set assembly, and the organization of the company's YouTube channel. This report aims not only to document the practical experience undertaken, but also to critically reflect on the role of editing in shaping meaning and rhythm within audiovisual construction, as well as on the importance of collaborative work in professional technical production environments. | por |
dc.identifier.tid | 203999029 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30421 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Montagem | |
dc.subject | Pós-produção | |
dc.subject | Colaboração | |
dc.subject | Cinema documental | |
dc.subject | Edição de vídeo | |
dc.subject | Editing | |
dc.subject | Post-production | |
dc.subject | Collaboration | |
dc.subject | Documentary cinema | |
dc.subject | Vídeo editing | |
dc.title | Da ideia ao ecrã: o processo de desenvolvimento da montagem na Filmesdamente | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Cinema e Fotografia - Especialização em Cinema Documental e Experimental |