Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Narrativas sobre a experiência de mudança de carreira em pessoas com formação académica superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Carla_Malta_MGDRH_2024.pdf1.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As mudanças no mercado de trabalho criam oportunidades para as pessoas explorarem as suas carreiras, alinhando-as com as suas inclinações, perfil e interesses. As carreiras tornam-se mais fluídas e dinâmicas e as pessoas assumem diversos projetos ao longo das suas trajetórias profissionais (Anderson et al., 2019; Fonseca, 2023; Hall et al., 2018). O presente estudo tem como objetivo geral explorar o processo de mudança de carreira em pessoas com formação académica superior. Definido o objetivo geral da dissertação, são delineados como objetivos específicos, os seguintes: (i) Conhecer a perceção de profissionais com formação superior sobre os motivos que levam a procurar uma mudança de carreira; (ii) Caracterizar o processo de transição de carreira em pessoas com formação académica superior; (iii) Perceber o papel do reskiling no processo de mudança. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa e utilizou o método narrativo. Para alcançar os objetivos deste estudo, foram conduzidas entrevistas narrativas e, portanto, não estruturadas e em profundidade, e realizada análise da narrativa como método de tratamento de dados. Os 7 participantes foram convidados a partilhar as suas vivências relacionadas com a sua experiência de mudança de carreira. Os resultados sugerem que pessoas com formação académica superior procuram uma mudança de carreira devido à precaridade das condições de trabalho, à falta de valorização profissional e a dificuldades pessoais que influenciam essa decisão. O processo de transição de carreira é marcado por dúvidas, hesitações e tomadas de decisão e o reskiling assume um papel fulcral uma vez que, para além de permitir a aquisição de novas competencias e de possibilitar a construção de uma rede de contactos, o mercado exige a certificação académica destes profissionais para a nova área. Por fim, são identificadas algumas limitações do estudo e apresentadas sugestões para pesquisas futuras.
Changes in the labour market create opportunities for people to explore their careers, aligning them with their inclinations, profile and interests. Careers are becoming more fluid and dynamic, and people are taking on different projects throughout their professional careers (Anderson et al., 2019; Fonseca, 2023; Hall et al., 2018). The general aim of this study is to explore the process of career change in people with higher education. Once the general objective of the dissertation has been defined, the following specific objectives are outlined: (i) To understand the perception of professionals with higher education about the reasons that lead them to seek a career change; (ii) To characterise the career transition process in people with higher education; (iii) To understand the role of reskiling in the change process. This study adopted a qualitative approach and used the narrative method. In order to achieve the objectives of this study, narrative and therefore unstructured, in-depth interviews were conducted, and narrative analysis was carried out as a data processing method. The seven participants were invited to share their experiences related to their career change experience. The results suggest that people with higher education seek a career change due to precarious working conditions, lack of professional development and personal difficulties that influence this decision. The career transition process is marked by doubts, hesitations and decision-making, and reskilling plays a key role since, as well as enabling the acquisition of new skills and building a network of contacts, the market demands academic certification of these professionals for the new area. Finally, some limitations of the study are identified and suggestions made for future research.

Description

Keywords

Narrativas Carreira Reskiling Transição Mudança Narratives Career Reskiling Transition Change

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue