Publication
O desafio e a constante transformação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Silva, Sara Aboim da | |
dc.contributor.author | Pinto, Marta Cristina Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2024-01-16T12:57:36Z | |
dc.date.available | 2024-01-16T12:57:36Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.submitted | 2323 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de EstĆ”gio (RE) surge no Ć¢mbito da Unidade Curricular (UC) de PrĆ”tica de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do 2Āŗ ano do Mestrado em Ensino do 1Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico (CEB) e de MatemĆ”tica e CiĆŖncias Naturais no 2Āŗ CEB. Assim, este documento procura explanar o trabalho desenvolvido pela mestranda ao longo da prĆ”tica pedagógica, tendo por base uma atitude crĆtica e reflexiva, mobilizando os pressupostos teóricos e legais que orientam a profissĆ£o docente, assim como os saberes cientĆficos, pedagógicos e didĆ”ticos adquiridos ao longo do seu percurso acadĆ©mico. Durante a PES, a mestranda desenvolveu a sua prĆ”tica junto de uma turma do SĀŗ ano de escolaridade e uma turma do 6Āŗ ano de escolaridade, no contexto do 2Āŗ CEB, e, posteriormente, numa turma do 3Āŗ ano de escolaridade, em contexto de 1Āŗ CEB. O facto de estas trĆŖs turmas apresentarem caracterĆsticas distintas e desafiadoras, implicaram a implementação de estratĆ©gias diversificadas e inovadoras, com o objetivo primordial de promover aprendizagens significativas por parte dos alunos. Este documento integra ainda uma componente investigativa, em formato de artigo cientĆfico, relativa a um projeto desenvolvido pela mestranda ao longo da PES, onde se procurou averiguar de que forma a construção de mapas conceptuais pelas crianƧas do 3Āŗ ano de escolaridade pode constituir uma boa estratĆ©gia para a compreensĆ£o de conteĆŗdos de Estudo do Meio. Este processo formativo permitiu adquirir inĆŗmeras aprendizagens para a construção da identidade docente, sendo que tal só foi possĆvel com o auxmo e a experiĆŖncia das professoras cooperantes, com as orientaƧƵes dos professores supervisores e, ainda, com o trabalho desenvolvido em par pedagógico. Perante as exigĆŖncias e os desafios que sĆ£o colocados aos professores numa sociedade em constante evolução, e partindo do pressuposto de que aquilo que nĆ£o nos desafia nĆ£o nos transforma, a mestranda abraƧa esta profissĆ£o, ciente que a prĆ”tica pedagógica exige uma constante transformação e aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | This lnternship Report is part of the Supervised Teaching Practice Curricular Unit, which is part of the study plan for the 2nd year of the Master's Degree in Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document seeks to explain the work carried out by the master's student throughout her teaching practice, based on a criticai and reflective attitude, mobilizing the theoretical and legal assumptions that guide the teaching profession, as well as the scientific, pedagogical and didactic knowledge acquired throughout her academic career. During the Supervised Teaching Practice, the master's student developed her practice with a 5th grade class anda 6th grade class, in the context of the 2nd Cycle of Basic Education, and I ater with a 3rd grade class, in the context of the 1st Cycle of Basic Education. The fact that these three classes have different and challenging characteristics meant that diversified and innovative strategies had to be implemented, with the primary aim of promoting meaningfullearning on the part of the students. This documentais o includes an investigative component, in the form of a scientific article, relating to a project developed by the master's student during the Supervised Teaching Practice, which sought to find out how the construction of concept maps by children in the third year of school can be a good strategy for understanding the contents of Environmental Studies. This training process enabled me to learn a great deal in order to build my teaching identity, and this was only possible with the help and experience of the cooperating teachers, with the guidance of the supervising teachers and ais o with the work carried out in pedagogical pairs. Faced with the demands and challenges placed on teachers in a constantly evolving society, and based on the assumption that what doesn't challenge us doesn't transform us, the master's student embraced this profession, aware that teaching practice requires constant transformation and learning. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203471245 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24478 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | PrƔtica de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Processo de ensino e aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | lnvestigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.subject | Teaching and learning process | pt_PT |
dc.subject | Action research | pt_PT |
dc.title | O desafio e a constante transformação | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino BÔsico e de MatemÔtica e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino BÔsico | pt_PT |