Publication
O papel do adulto como facilitador e interlocutor nas interações
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Gomes, Joana Querido | |
dc.contributor.advisor | Esteves, Susana | |
dc.contributor.author | Carvalho, Inês Lima de | |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T10:49:48Z | |
dc.date.available | 2025-05-27T10:49:48Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio descreve o percurso formativo desenvolvido pela mestranda no âmbito da Práticas Educativas Supervisionadas, nas valências de Educação em Creche e Educação Pré-Escolar, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Porto. Este documento centra-se nas aprendizagens profissionais construídas ao longo do estágio, articulando os fundamentos teóricos, pedagógicos e legais adquiridos neste percurso. Para tal, o mesmo está estruturado em três grandes capítulos, sendo que o primeiro capítulo apresenta o enquadramento teórico-legal, o segundo capítulo caracteriza os contextos da PES e detalha a metodologia de investigação adotada e o terceiro capítulo reflete sobre as ações desenvolvidas no âmbito da prática. Merece destaque o caráter reflexivo do relatório de estágio, firmado pela metodologia de Investigação-Ação, através da qual a mestranda analisou criticamente as problemáticas emergentes da prática educativa, focando-se no tópico do papel do adulto enquanto facilitador e interlocutor nas interações. Neste sentido, todas as ações educativas desenvolvidas foram sustentadas por um processo interativo de observação, planificação, ação e reflexão, estabelecendo a intencionalidade pedagógica centrada nos interesses e necessidades de aprendizagem das crianças. A investigação baseou-se em referenciais teóricos de orientação socioconstrutivista e em pedagogias participativas, que fundamentaram uma práxis pedagógica centrada na criança, valorizando a escuta ativa e a construção partilhada do conhecimento. Assim, o processo vivido permitiu à mestranda transformar práticas, consolidar competências pessoais e profissionais, bem como desenvolver uma intervenção educativa intencional, sensível e ética, reconhecendo a criança como agente ativo do seu próprio desenvolvimento e aprendizagens. | por |
dc.description.abstract | This internship report describes the training path developed by the master's student within the scope of Supervised Educational Practices, in the areas of Nursery Education and Pre-School Education, as part of the Master's Degree in Pre-School Education at the Porto School of Education. This document focuses on the professional lessons learned during the internship, articulating the theoretical, pedagogical and legal foundations acquired along the way. For this, the document it is structured in three large chapters. The first chapter presents the theoretical and legal framework, the second chapter characterizes the contexts of the PES and details the research methodology adopted and the third chapter reflects on the actions developed within the scope of the practise. It is worth highlighting the reflective nature of the internship report, based on the Action Research methodology, through which the master's student critically analyzed the problems emerging from educational practice, focusing on the topic of the adult's role as a facilitator and interlocutor in interactions. In this sense, all the educational actions developed were supported by an interactive process of observation, planning, action and reflection, establishing pedagogical intent centered on the children's interests and learning needs. The research was based on socioconstructivist theoretical frameworks and participatory pedagogies, which underpinned a child-centered pedagogical praxis, valuing active listening and the shared construction of knowledge. In this way, the process allowed the master's student to transform practices, consolidate personal and professional skills, as well as develop an intentional, sensitive and ethical educational intervention, recognizing the child as an active agent of their own development and learning. | por |
dc.identifier.tid | 203950569 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30099 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Prática educativa supervisionada | |
dc.subject | Educação de infância | |
dc.subject | Investigação-ação | |
dc.subject | Interações adulto-criança | |
dc.subject | Supervised educational practice | |
dc.subject | Early childhood education | |
dc.subject | Action research | |
dc.subject | Adult-child interactions | |
dc.title | O papel do adulto como facilitador e interlocutor nas interações | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar |