Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.authorFernandes, Ana Iolanda Moreira
dc.date.accessioned2019-07-26T18:13:45Z
dc.date.available2019-07-26T18:13:45Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico incita a um processo de formação potenciador de um profissional de educação indagador, crítico e reflexivo, capaz de (re)construir as suas competências, conhecimentos e valores. No âmbito da formação inicial, a Prática Educativa Supervisionada constituiu-se como um espaço de construção do saber pensar e agir nos contextos de ação de forma fundamentada e reflexiva, desenvolvendo saberes profissionais que terão reflexo na aprendizagem ao longo da vida. Na prática educativa foram desenvolvidos os processos da Metodologia de Investigação-Ação, observação, planificação, ação e reflexão, que pela sua dinâmica mobilizaram saberes científicos, pedagógicos, didáticos e metodológico, procurando dar resposta às dificuldades, necessidades e interesses das crianças, do contexto educativo e da futura profissional. Considerando-se o paradigma educacional transversal à PES, o socioconstrutivismo colocou no centro de toda a intencionalidade educativa a criança, encarando-a como um ser com agência, capaz de intervir e participar criticamente nos acontecimentos do seu meio envolvente e, deste modo, tornando-a co construtora da sua aprendizagem. Neste sentido, o papel do docente foi o de mediador entre os conhecimentos previamente adquiridos pela criança e os culturalmente instituídos, de forma a potenciar o seu desenvolvimento holístico. Neste percurso formativo salienta-se o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes, proporcionador de práticas educativas transformadoras, capazes de promover uma educação de qualidade. O contributo de perfil duplo para a docência permitiu uma articulação entre profissionais, dando continuidade ao processo educativo da criança, sustentando-se numa prática mais contextualizada e significativa.pt_PT
dc.description.abstractThe master's degree in pre-school education and primary school education encourages the formation process that enriches an educating, critical and reflective education professional who is capable of re-building their skills, knowledge and values. In the initial training, Supervised Educational Practice has become a way of building knowledge of thinking and acting, in the contexts of action in a well-founded and reflective way, developing professional knowledge that will reflect in lifelong learning. In educational practice the processes of the Research-Action Methology, observation, planning, action and reflection were developed, which through their dynamics, mobilized scientific, educational, instructive and methodical knowledge, seeks to respond to the difficulties, needs and interests of children, from a education and professional future context. Considering it self the educational model that transcends PES, socioconstrutivism placed children at the center of all educational intentions, viewing it as someone who is capable of intervening and participating critically in the events of its surroundings and making it the core construction of their learning. In this sense, the role of the teacher was the mediator between the knowledge of the child previously acquired and culturally instituted, in order to enhance its holistic development. In this training course, we highlight the collaborative work among all stakeholders, providing transformative educational practices capable of promoting quality education. The contribution of a dual profile for teaching allowed a link between professionals, giving continuity to the educational process of the child, based on a more contextualized and meaningful practice.pt_PT
dc.identifier.tid202310299
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14476
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectInvestigação-Açãopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducational Practicept_PT
dc.subjectAction Researchpt_PT
dc.subjectSocioconstructivismpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaFernandes.pdf
Size:
1.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: