Repository logo
 
Publication

História ausente é História esquecida? - análise do currículo oficial para o Ensino Básico português

dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2024-09-10T10:41:05Z
dc.date.available2024-09-10T10:41:05Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal foco de análise o currículo oficial português relacionado com a componente de História, para o Ensino Básico, em particular as ausências que aí mais sobressaem. Estas podem relacionar-se com os conhecimentos substantivos que se apartam da abordagem preconizada por variadas razões (passados incómodos? temas difíceis? grupos não poderosos? …) ou com as competências de pensamento histórico (multiperspetiva, significância, causalidade, empatia, …) que parecem ter sido esquecidas quando se estruturou certo percurso de aprendizagem para estudantes com idades entre os 6 e os 15 anos. Como considerações maiores, constata-se, naqueles textos curriculares (denominado Aprendizagens Essenciais), uma aparente simplificação genérica da narrativa histórica que se conta aos mais jovens cidadãos do mundo atual. A inevitável seleção de determinados saberes em detrimento de outros, na verdade, contribui, acima de tudo, para o escamotear de uma literacia histórica que podia, e devia, alcançar outros níveis. O processo de ensino (e de aprendizagem) da História, desde o começo da escolaridade obrigatória, tem de orientar-se no sentido de uma formação cidadã, esclarecida, democrática, intertemporal. As inexistências no que concerne aos conteúdos considerados ou ao raciocínio potenciado, por sua vez, somente comprometem aquele desígnio.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMoreira, A. I., & Duarte, P. (2023). História ausente é História esquecida? - análise do currículo oficial para o Ensino Básico português. Clío. History and History Teaching, (49), 1–14pt_PT
dc.identifier.doi10.26754/ojs_clio/clio.2023499522pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25956
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCurrículo ausentept_PT
dc.subjectEducação históricapt_PT
dc.subjectHistóriapt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.titleHistória ausente é História esquecida? - análise do currículo oficial para o Ensino Básico portuguêspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage14pt_PT
oaire.citation.issue49pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleClíopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2024_5.pdf
Size:
338.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: