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O meu irmão mais novo tem uma deficiência: sentimentos e dinâmicas nas relações fraternas

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorSanches-Ferreira, Maria Manuela
dc.contributor.authorDias, Tatiana Carina Lima
dc.date.accessioned2025-02-21T11:09:08Z
dc.date.available2025-02-21T11:09:08Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente trabalho, através de dois estudos, teve como objetivo estudar os sentimentos associados ao ser irmão de pessoas com deficiência. No primeiro estudo, realizaram-se quatro entrevistas de forma a compreender os diferentes sentimentos presentes nos irmãos mais velhos de pessoas com deficiência e, no segundo estudo, e com base nas respostas às entrevistas e a literatura científica acerca do tema, realizou-se um questionário a oitenta e uma pessoas, por forma a perceber a possível constância de alguns sentimentos. Ficou evidente que crescer com um irmão com deficiência tem implicações para toda a família e que a adaptação positiva e o relacionamento harmonioso são aspetos fundamentais para enfrentar as situações stressantes que decorrem dos obstáculos impostos pela sociedade. Destacou-se ainda a necessidade de proteção dos participantes para com o seu irmão, a qual contribui para o desenvolvimento do sentido de responsabilidade na vida adulta. O estudo permitiu também analisar em que medida a vivência com irmão mais novo com deficiência varia em função de variáveis pessoais e associadas ao irmão. O tipo de deficiência é um aspeto que influencia o cansaço sentido pelos irmãos e à medida que aumenta a idade, a tendência é também para o aumento do impacto das atitudes dos outros face ao seu irmão com deficiência. Houve também evidências que demonstraram que a institucionalização dos irmãos com deficiência, quando comparado com os irmãos que trabalham, traz maior desgaste psicológico.por
dc.description.abstractThe present work, made through two studies, aimed to investigate the feelings associated with being a sibling of someone with disabilities. In the first study, four interviews were conducted in order to understand the different emotions experienced by older siblings of individuals with disabilities. In the second study, which was based on the interview responses and scientific literature on the subject, a questionnaire was administered to eighty-one individuals to comprehend the potential consistency of certain feelings. It became evident that growing up with a sibling with a disability has implications for the entire family and therefore positive adaptation and harmonious relationships are fundamental aspects in coping with the stressful situations arising from societal barriers. There was also an emphasis on the need for participants to protect their siblings, contributing to the development of a sense of responsibility in adulthood. The study also allowed a clear examination of how the experience of having a younger sibling with a disability varies based on individual and sibling-associated variables. The type of disability is a major factor influencing the fatigue experienced by siblings, and as age increases, there is a tendency for the impact of others' attitudes toward their sibling with a disability to also increase. Evidence also showed that institutionalization of siblings with disabilities, compared to those who work, leads to greater psychological strain.eng
dc.identifier.tid203899032
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29634
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectDeficiência
dc.subjectIrmãos
dc.subjectRelações fraternas
dc.subjectSentimentos
dc.subjectDisability
dc.subjectSiblings
dc.subjectSibling relationships
dc.subjectFeelings
dc.titleO meu irmão mais novo tem uma deficiência: sentimentos e dinâmicas nas relações fraternaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição

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