Publication
Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement
dc.contributor.advisor | Paulo, Filipe de Faria Pacheco | |
dc.contributor.author | Ferreira, Hugo Filipe Veríssimo | |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T11:01:35Z | |
dc.date.available | 2022-09-06T11:01:35Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | A inovação e a melhoria contínua são fatores importantes para uma empresa conseguir crescer, se fazer sobressair e conquistar os seus colaboradores. Assim, para motivar os colaboradores de uma empresa decidiu-se desenvolver e implementar uma solução no programa Dynamics 365 CE, da Microsoft. Para tal, foi necessário realizar uma análise de valor, fazer um esboço da solução, implementar e monitorizar os resultados ao longo de cinco meses contínuos. Desta forma, foi necessário realizar uma análise de valor, identificando oportunidades, analisando as mesmas, gerando e enriquecendo as ideias, decidindo a ideia final e, por fim, definindo o conceito. Este projecto passou por várias etapas, sendo necessário criar quatro entidades, várias colunas, formulários, listas/vistas, dashboards e desenvolver processos em código. Posteriormente, a solução foi implementada e monitorizou-se os resultados dos primeiros meses do ano de 2022 e comparou-se com o mesmo período de tempo do ano de 2021. Concluiu-se que esta abordagem pode atrair e reter os colaboradores, mas, por outro lado, os dados recolhidos apresentam uma amostragem pequena, pelo que é preciso monitorizar os resultados por mais tempo. | pt_PT |
dc.description.abstract | Innovation and continuous improvement are important factors for a company to be able to grow, make itself and conquer its employees. Thus, to motivate the employees of a company it was decided to develop and implement a solution in the Dynamics 365 CE program, from Microsoft. To do this, it was necessary to perform a value analysis, make an outline of the solution, implement and monitor the results over five continuous months. Thus, it was necessary to perform a value analysis, identifying opportunities, analyzing them, generating and enriching ideas, deciding the final idea and, finally, defining the concept. This project has gone through several steps, and it is necessary to create four entities, multiple columns, forms, lists/views, dashboards and develop processes in code. Subsequently, the solution was implemented and monitored the results of the first months of 2022 and compared with the same time period of 2021. It was concluded that this approach can attract and retain employees, but on the other hand, the data collected is small sampled, so we need to monitor the results for longer. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203056523 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/20808 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Dynamics 365 CE | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Solução | pt_PT |
dc.subject | Gamification | pt_PT |
dc.subject | Solution | pt_PT |
dc.title | Aplicação de princípios de gamificação a um sistema de avaliação integrado no Dynamics 365 Customer Engagement | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Engenharia Informática - Sistemas Gráficos e Multimédia | pt_PT |