Repository logo
 
Publication

Da aprendizagem ao sucesso académico: A perspetiva dos estudantes do Ensino Superior

dc.contributor.authorCosta, Alexandra R.
dc.contributor.authorCaldeira, Amélia
dc.date.accessioned2024-11-05T15:36:48Z
dc.date.available2024-11-05T15:36:48Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstract(Excerto introdução) A aprendizagem é o maior determinante do desenvolvimento humano. A forma como aprendemos influencia o curso do nosso desenvolvimento pessoal, profissional e social (Kolb & Kolb, 2005). Ainda que aprendizagem e ensino possam ser fenómenos perfeitamente dissociáveis, a aprendizagem formal, em contexto escolar, resultante da relação estabelecida entre professore aluno assume considerável importância atendendo a que consiste na resposta planeada às exigências do próprio processo de aprendizagem (Santos, 2001). No ensino superior (ES) o estudo da aprendizagem não poderá ser dissociado da fase de desenvolvimento do estudante. O ingresso no ES acontece habitualmente numa fase de entrada do estudante na vida adulta e, como tal, acompanhada por processos de desenvolvimento social e emocional com interferência na vida do estudante e na forma como este se envolve na aprendizagem (Almeida et al., 2018). Confrontado com diferentes métodos de ensino, novos contextos, necessidade de aquisição de competências que lhe permitam fazer face às mudanças a que está sujeito e com a gestão das suas próprias expectativas frequentemente demasiado elevadas, muitos estudantes sentem necessidade de fazer alterações e adaptações ao seu próprio processo de aprendizagem (Almeida et al., 2018; Costa et al., 2016). Face a estas necessidades, os estudantes desenvolvem várias abordagens à aprendizagem, intimamente associadas às condições do contexto em que estão integrados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCosta, A.R., & Caldeira, A. (2024). Da aprendizagem ao sucesso académico: A perspetiva dos estudantes do Ensino Superior. In A. R. Costa, A. Caldeira, C. Marinho-Araujo, & L. S. Almeida (Eds.), Sucesso Académico no Ensino Superior (pp. 119-135). ADIPSIEDUCpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99517-4-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26332
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherADIPSIEDUCpt_PT
dc.subjectMétodos de ensinopt_PT
dc.subjectAquisição de competênciaspt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.titleDa aprendizagem ao sucesso académico: A perspetiva dos estudantes do Ensino Superiorpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage135pt_PT
oaire.citation.startPage119pt_PT
oaire.citation.titleSucesso Académico no Ensino Superiorpt_PT
person.familyNameCosta
person.familyNameCaldeira
person.givenNameAlexandra
person.givenNameAmélia
person.identifier2300525
person.identifier.ciencia-idAA1A-E717-53B6
person.identifier.orcid0000-0001-5053-536X
person.identifier.orcid0000-0001-7443-7553
person.identifier.ridJ-7586-2017
person.identifier.scopus-author-id56481024500
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdcb4ff2a-ef84-4d4d-b660-3b79bd964013
relation.isAuthorOfPublication28c3af5f-6b1d-49c2-8e34-08966e078d0a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydcb4ff2a-ef84-4d4d-b660-3b79bd964013

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CL_A.R. Costa_CIETI_2024.pdf
Size:
204.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: