Repository logo
 
Publication

PISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativa

dc.contributor.authorRosa, Vítor Alberto
dc.contributor.authorMaia, João Sampaio
dc.contributor.authorMascarenhas, Daniela
dc.contributor.authorTeodoro, António
dc.date.accessioned2022-01-03T11:49:28Z
dc.date.available2022-01-03T11:49:28Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos uma análise comparativa entre três inquéritos internacionais: PISA, levado a cabo pela OCDE, o TIMSS e o PIRLS, realizados pela IEA, tendo em conta os seus objetivos gerais e uma correlação dos dados referentes a Portugal (por regiões da NUTS III). A revisão bibliográfica e documental mostrou como os resultados podem ser reformulados ou reinterpretados pelos diferentes atores sociais e que são vistos pelos decisores políticos e pelas organizações como uma ferramenta de comparação dos sistemas escolares, reveladora de pontos fortes e pontos fracos. A análise dos resultados gerais evidencia que Portugal tem vindo a melhorar os seus resultados no PISA, nos três domínios (leitura, matemática e ciências), que melhorou no TIMSS em matemática e piorou em leitura no PIRLS. A análise comparativa por regiões revelou que existe uma diferenciação dos resultados por regiões e que, enquanto o fator domínio não se apresenta como relevante, o fator objeto de avaliação em cada estudo parece determinante para os resultados dos questionários. Revelou, ainda, que há uma relação direta entre o PIB/habitante e os resultados dos questionários nas regiões com valores extremos de PIB/habitante, mas que essa relação não existe para a generalidade das regiões.pt_PT
dc.description.abstractIn this article we present a comparative analysis of three international surveys: PISA, carried out by OECD, and TIMSS and PIRLS, undertaken by IEA, considering their general objectives and the data correlation on Portugal (by NUTS III regions). The literature and documental review has shown how results can be reformulated or reinterpreted by the different social actors, and that they are seen by the political decision makers and organizations as a tool for school system comparison, revealing strengths and weaknesses. The analysis of general results reveals that Portugal’s results has been improving in PISA, in the three domains (reading, mathematics and sciences), that they have improved in TIMSS in mathematics, while the reading performance in PIRLS has declined. The comparative analysis by regions has shown that there is a difference in results by regions and that, while the domain factor does not seem relevant, the object of evaluation factor in each study seems decisive for the results of the surveys. This comparison has also revealed a direct link between the GDP/inhabitant and the results of the surveys in regions with extreme values of GDP/inhabitant, although this relation does not exist for most regions.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.21814/rpe.18380pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19257
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação da Universidade Minho (UM)pt_PT
dc.relationA success story? Portugal and the PISA (2000-2015)
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18380pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectRegiões NUTS IIIpt_PT
dc.subjectPISApt_PT
dc.subjectTIMSSpt_PT
dc.subjectPIRLSpt_PT
dc.titlePISA, TIMSS e PIRLS em Portugal: Uma análise comparativapt_PT
dc.title.alternativePISA, TIMSS and PIRLS in Portugal: A comparative analysispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleA success story? Portugal and the PISA (2000-2015)
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/PTDC%2FCED-EDG%2F30084%2F2017/PT
oaire.citation.endPage120pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage94pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopt_PT
oaire.citation.volume33pt_PT
oaire.fundingStream3599-PPCDT
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isProjectOfPublicationa0de0629-d719-46fe-a00f-351b7f69b62b
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoverya0de0629-d719-46fe-a00f-351b7f69b62b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
18380-Texto do Trabalho-76965-1-10-20200629(1).pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format