Publication
Quando o saber dança com o olhar: A construção de uma professora em movimento
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira | |
| dc.contributor.author | Machado, Maria Silva | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T10:32:31Z | |
| dc.date.available | 2025-11-11T10:32:31Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio (RE), intitulado Quando o saber dança com o olhar: a construção de uma professora em movimento, foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), integrada no 2º ano do Mestrado em Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento reflete o percurso formativo da mestranda ao longo da PES, vivenciado em dois contextos educativos distintos, que contribuíram para a construção progressiva da sua identidade profissional docente. Com base numa postura crítica e reflexiva, a intervenção pedagógica alicerçou-se na articulação entre referenciais teóricos, legais e curriculares, assumindo-se como elemento estruturante para uma ação docente ética, intencional e situada. Desenvolvida numa turma do 1º CEB e em três turmas do 2º CEB, a prática permitiu à mestranda ajustar estratégias às especificidades dos alunos, promover aprendizagens significativas e colaborar estreitamente com os professores cooperantes e a equipa de supervisão. Ao longo do estágio, privilegiaram-se práticas integradoras e metodologias ativas, apoiadas em ciclos de observação, planificação, ação e reflexão. Esta dinâmica fomentou o desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, atravessadas por um olhar atento e comprometido, que conferiu sentido à prática educativa e orientou a construção da identidade docente. Paralelamente, este relatório integra uma componente investigativa, apresentada sob a forma de artigo científico, que procurou compreender os contributos do GeoGebra 3D para a aprendizagem do conceito de volume em alunos do 6º ano, com destaque para o desenvolvimento da visualização espacial. Em suma, este relatório espelha um percurso em construção contínua, feito de passos conscientes e colaborações significativas, onde o olhar reflexivo da mestranda foi dando forma e intenção à sua profissionalidade docente. | por |
| dc.description.abstract | This Internship Report (IR), entitled When Knowledge Dances with the Gaze: the Construction of a Teacher in Motion, was developed within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice (STP), integrated in the second year of the Master’s Degree in Education for the 1st Cycle of Basic Education and in Mathematics and Natural Sciences for the 2nd Cycle of Basic Education. This document reflects the student teacher’s formative journey throughout the internship, carried out in two different educational settings, which contributed to the gradual construction of her professional teaching identity. Grounded in a critical and reflective stance, the pedagogical intervention was supported by theoretical, legal, and curricular frameworks, serving as the foundation for an ethical, intentional, and context-responsive teaching practice. Conducted with one class from the 1st Cycle and three classes from the 2nd Cycle, the practice enabled the student teacher to adapt strategies to pupils’ specific needs, promote meaningful learning, and engage in close collaboration with cooperating teachers and the supervisory team. Throughout the internship, integrative practices and active methodologies were prioritised, supported by observation, planning, action, and reflection cycles. This dynamic fostered both professional and personal development, underpinned by a mindful and committed gaze that gave meaning to the educational practice and guided the construction of a teaching identity. Additionally, this report includes a research component, presented as a scientific article, which aimed to explore the contributions of GeoGebra 3D to the learning of the volume concept by 6th-grade students, particularly regarding the development of spatial visualisation. In short, this report portrays a journey in continuous construction, marked by conscious steps and meaningful collaborations, where the student teacher’s reflective gaze gradually shaped a professional identity in motion. | eng |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30802 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Prática de ensino supervisionada | |
| dc.subject | Identidade profissional docente | |
| dc.subject | Reflexão sobre a ação | |
| dc.subject | Colaboração | |
| dc.subject | Supervised Teaching Practice | |
| dc.subject | Professional teaching identity | |
| dc.subject | Reflection on action | |
| dc.subject | Collaboration | |
| dc.title | Quando o saber dança com o olhar: A construção de uma professora em movimento | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico |
