Repository logo
 
Publication

O enigma do modelo por competência no ensino primário de Moçambique

dc.contributor.authorNhantumbo, Azevedo
dc.date.accessioned2016-07-01T12:05:53Z
dc.date.available2016-07-01T12:05:53Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA implementação efectiva do Modelo por Competência nas instituições da educação constitui um dos maiores desafios do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Passa mais do que uma década que os currículos baseados em competência estão sendo implementados no Ensino Primário. Contudo, a qualidade de formação dos alunos nos diferentes ciclos de aprendizagem tem sido reclamada e/ou censurada por diferentes grupos sociais, incluindo professores, pais e encarregados de educação. É neste âmbito que o presente artigo pretende analisar o impacto e efeitos do desenvolvimento de competências na organização curricular moçambicana na qualidade de aprendizagens dos alunos do Ensino Primário do país. Para o efeito, foram eleitos os paradigmas quantitativo e qualitativo, a combinação de métodos bibliográficos, documental e de estudo de caso e ainda de técnicas como entrevista, questionário, observação e testes diagnósticos aplicados sobre uma amostra de (N=908) indivíduos (gestores, professores e alunos. O percurso investigativo permitiu que se chegasse à conclusão de que o modelo por competência está longe de ser implementado efectivamente nas escolas moçambicanas, uma vez que apenas 45% dos cerca de n=112 alunos testados é que desenvolveram as competências prescritas nos programas do Ensino Primário. Este facto deve-se à falta ou deficiente apropriação da filosofia e estratégias exigidas pelo currículo pelos dirigentes, gestores, professores e encarregados de educação, exiguidade de recursos infraestruturais, materiais e meios de ensino para efectiva implementação do currículo do Ensino Primário.pt_PT
dc.description.abstractThe effective implementation of the Competence Model in the institutions of education is one of the major challenges of the Ministry of Education and Human Development. There is more than a decade that the competence-based curriculum is implemented in the Primary School level. However, the quality of the pupils' achievement in different learning cycles has been complained and/or censured by different social groups, including teachers and parents. It is in this context the article intends to Analyze the impact and effects of the development of competences in the Mozambican curriculum organization in the quality of the Primary School students’ learnings in the country. For this study, we chose the quantitative and qualitative paradigms, the combination of review of literature, which includes norms or official documents, case study method and techniques such as interview, questionnaire, observation and diagnostic tests. The techniques were applied on a sample of (N=908) people namely school managers, teachers and pupils. The research itinerary allowed us to reach to the conclusion that the Competence Model is far away from its effective implementation in Mozambican primary schools once only 45% out of n=112 tested pupils have developed competences prescribed in the Primary School syllabi. This fact is due to the lack or deficient appropriation of the philosophy and strategies demanded by the curriculum by the leaders, managers, teachers and pupils, lack of infrastructural resources, materials and teaching aids for effective implementation of the Primary school curriculum.pt_PT
dc.identifier.doi10.34630/erei.vi4.3944pt_PT
dc.identifier.issn2182-6435
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8382
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopt_PT
dc.subjectModelo por competência e desafios na sua implementaçãopt_PT
dc.subjectCompetence Model and challenges for its implementationpt_PT
dc.titleO enigma do modelo por competência no ensino primário de Moçambiquept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.titleE-Revista de Estudos Interculturais do CEIpt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A_AzevedoNhantumbo_2016.pdf
Size:
522.65 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: