Repository logo
 
Publication

A criação de valor no binómio: “Casa inteligente” / consumidor

dc.contributor.authorFlores, António Manuel Luzano de Quadros
dc.date.accessioned2014-02-04T13:49:45Z
dc.date.available2014-02-04T13:49:45Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEste trabalho tem como objectivo entender a criação de valor no binómio casa inteligente/consumidor, esperando assim contribuir para um novo equilíbrio procura/oferta tendente a que uma casa inteligente fique acessível a mais lares portugueses. O método utilizado baseou‐se na pesquisa do mercado português de sistemas de domótica e posteriormente no estudo das motivações do consumidor recorrendo ao método quantitativo de análise de inquéritos. Do cruzamento do conhecimento dos sistemas disponibilizados para casas inteligentes e das motivações dos consumidores poderá resultar uma melhor aproximação à solução que conduz à satisfação do consumidor. Neste estudo concluiu‐se que, actualmente, em Portugal, estão disponíveis sistemas domóticos capazes de satisfazer as necessidades e motivações dos diferentes consumidores. Assim, os sistemas baseados no protocolo EIB com excelentes características enquadram‐se no segmento mais exigente e com maior investimento. O protocolo X10 oferecendo uma elevada flexibilidade a baixo custo, disponibilizando pequenos kits de inicialização acessíveis e facilitando a sua instalação, dado utilizarem a rede eléctrica para comunicação e interligação, parece dar resposta ao segmento de mercado de menor investimento nesta área. O segmento intermédio encontra uma resposta diversificada nas soluções oferecidas baseados em sistemas proprietários desenhados para responder às exigências mais comuns dos consumidores.por
dc.identifier.doi10.26537/neutroaterra.v0i5.308pt_PT
dc.identifier.issn1647-5496
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/3681
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto. Área de Máquinas e Instalações Eléctricas. Departamento de Engenharia Electrotécnicapor
dc.relation.ispartofseriesNeutro à Terra;N.º5
dc.relation.publisherversionhttp://neutroaterra.blogspot.pt/por
dc.titleA criação de valor no binómio: “Casa inteligente” / consumidorpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage61por
oaire.citation.startPage51por
oaire.citation.titleNeutro à Terrapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ART_AntonioFlores_2010_NAT.pdf
Size:
1.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: