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Constrangimentos e potencialidades da implementação da flexibilidade curricular numa escola do distrito do Porto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Inês da Silva
dc.contributor.authorMota, Lídia Cristina Sanches
dc.date.accessioned2020-09-28T12:05:27Z
dc.date.available2020-09-28T12:05:27Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO Decreto-lei n.º 55/2018, de 6 de julho de 2018 estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da avaliação das aprendizagens. Dota as escolas de mais autonomia para disporem de maior flexibilidade na gestão curricular com vista à contextualização e articulação curricular. Procura-se ao longo deste estudo conhecer os constrangimentos e as potencialidades da implementação da flexibilidade curricular numa escola do distrito do Porto, os argumentos que estiveram na base da tomada de decisões nessa escola e a forma como decorreu o envolvimento dos docentes e discentes nesse processo. Numa abordagem qualitativa desenvolve-se um estudo de caso, que procura abarcar a complexidade de uma realidade bem delimitada. Os resultados obtidos permitem identificar alguns condicionalismos como o desconhecimento de processos, a cristalização de práticas, a dificuldade em implementar medidas top-down, a falta de espaços efetivos para o trabalho colaborativo, entre outras. Por outro lado, há uma aceitação de que as propostas do decreto apontam o caminho que as escolas devem seguir para que se possa responder às necessidades de formação dos alunos de hoje.pt_PT
dc.description.abstractDecree-Law no. 55/2018, of July 6, 2018 establishes the basic and secondary education curriculum and the guiding principles for appraising learning. It gives schools more autonomy to have greater flexibility in curriculum management with a view to contextualization and curricular articulation.Throughout this study, we seek to know the constraints and potentialities of implementing curricular flexibility in a school in the district of Porto, the arguments that were the basis for decision-making in that school and the way in which the involvement of teachers and students in this process took place . In a qualitative approach, a case study is developed, which seeks to cover the complexity of a well-defined reality. The results obtained allow the identification of some constraints such as the lack of knowledge of the processes, the crystallization of practices, the difficulty in implementing top-down measures, the lack of effective spaces for collaborative work, among others. On the other hand, there is an acceptance that the proposals of the decree point the way that schools must follow in order to respond to the training needs of today's students.pt_PT
dc.identifier.tid202729958
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16290
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectFlexibilidade curricularpt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectContextualização e articulação curricularpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectCurricular flexibilitypt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectCurricular contextualization and curricular articulationpt_PT
dc.titleConstrangimentos e potencialidades da implementação da flexibilidade curricular numa escola do distrito do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação - Especialização em Administração de Organizações Educativaspt_PT

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