Repository logo
 
Publication

A gramática dos manuais de português do 7º ano: verbos operatórios e tarefas

dc.contributor.authorCorreia, M.
dc.date.accessioned2024-01-19T15:43:01Z
dc.date.available2024-01-19T15:43:01Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractEste estudo, no âmbito da Linguística Pedagógica, tem como objeto de análise itens gramaticais do projeto de Português Entre Palavras, do 7.º ano, que integra o manual escolar e o caderno de atividades. O referencial teórico assenta na vertente gramatical contemplada nos manuais escolares, nos testes de avaliação sumativa do Ensino Básico e nas provas de avaliação externa, sendo motivado pela seguinte questão de partida: de que forma os verbos de comando dos itens sobre morfologia presentes em manuais escolares de Português do 7.º ano manifestam a complexidade das operações cognitivas a realizar pelos alunos? Reuniu-se um corpus com cem itens de morfologia e, através de uma abordagem interpretativa, utilizou-se três procedimentos de análise dos resultados: i) identificação dos verbos de comando presentes nas tarefas e das operações cognitivas; ii) análise dos conteúdos gramaticais associados aos verbos; iii) inventário das principais propriedades sintáticas dos enunciados que contêm estruturas alternativas. Os dados obtidos demonstram que as tarefas dos enunciados validam um conjunto muito restrito de operações, o que se associa a dois verbos operatórios com elevada frequência de uso – “indicar” e “identificar” –, dominantes no corpus. Estes ativam operações referentes à identificação, classificação e reprodução do conhecimento gramatical em lugar da síntese e aplicação a situações novas.pt_PT
dc.description.abstractThis study, within the scope of Pedagogical Linguistics, aims to analyze grammatical items from the Portuguese manual Entre Palavras project, from the 7th year, which is part of the school course book manual and the activity notebook. The theoretical framework is based on the grammatical aspect contemplated in school manuals, in the summative assessment tests of Basic Education, and in external assessment tests, being motivated by the following question: how are the command verbs of the items on morphology present in school manuals of 7th grade Portuguese show the complexity of the cognitive operations to be carried out by the students? A corpus with one hundred morphology items was gathered and, through an interpretative approach, three procedures were used to analyze the results: i) identification of the operative verbs present in the tasks and cognitive operations; ii) analysis of grammatical contents associated with verbs; iii) inventory of the main syntactic properties of utterances that contain alternative structures. The data obtained demonstrate that the tasks of the statements validate a very restricted set of operations, which is associated with two verbs with a high frequency of use – “indicate” and “identify” –, which are dominant in the corpus. These activate operations related to the identification, classification, and reproduction of grammatical knowledge rather than synthesis and application to new situations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34630/polissema.v1i23.5360pt_PT
dc.identifier.issn1645-1937
dc.identifier.issn2184-710X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24584
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLinguística pedagógicapt_PT
dc.subjectOperações cognitivaspt_PT
dc.subjectGramáticapt_PT
dc.subjectEnsino básicopt_PT
dc.subjectMorfologiapt_PT
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectVerbos operatóriospt_PT
dc.subjectPedagogical linguisticspt_PT
dc.subjectCognitive operationspt_PT
dc.subjectGrammarpt_PT
dc.subjectBasic educationpt_PT
dc.subjectOperative verbspt_PT
dc.subjectMorphologypt_PT
dc.subjectSchool course bookspt_PT
dc.titleA gramática dos manuais de português do 7º ano: verbos operatórios e tarefaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titlePolissema: Revista de Letras do ISCAPpt_PT
oaire.citation.volume23pt_PT
person.familyNameMiranda Correia
person.givenNameMiguel Baptista
person.identifier.ciencia-idD711-0AD8-FE1A
person.identifier.orcid0000-0003-2794-3087
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6540be74-6068-4715-bda2-064c23dabc40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6540be74-6068-4715-bda2-064c23dabc40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A+GRAMÁTICA+DOS+MANUAIS+DE+PORTUGUÊS (1).pdf
Size:
752.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: