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Abstract(s)
Uma das actividades musicais mais importantes na nossa cultura é o canto: cantamos juntos numa festa de
aniversário, de casamento, ou cantamos a um bebé no berço ou até quando estamos sozinhos. O canto per
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mite ao indivíduo exprimir-se, comunicar, partilhar. Quando é que as crianças começam a cantar? Quando é
que podem aprender as primeiras canções, isto é, repeti-las com uma certa aproximação? Quando é que
começam a inventar? Depois de muitos estudos centrados na faixa etária dos 3 aos 6 anos, começou a investi
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gar-se o que pode acontecer antes, ou seja, a partir do primeiro funcionamento do ouvido.
No presente estudo, depois de fazer algumas referências aos estudos sobre as primeiras produções vocais,
apresentarei uma fase intermediária da investigação longitudinal de seis anos que estou a realizar com a minha
colega Donatella Villa. Trata-se de um projecto investigativo que pretende estudar as consequências de um
programa educativo sobre o desenvolvimento das capacidades musicais e, em particular, da capacidade de
cantar afinado. O programa tem sido começado pelas mães já desde os últimos meses de gravidez e continua
a desenvolver-se em encontros semanais com as crianças. As mães têm a tarefa de continuar as actividades em
casa, anotar no diário preparado por nós as reacções das crianças, e gravar cassetes com as produções vocais
delas. Aqui apresentar-se-ão as capacidades demonstradas pelas crianças na etapa dos 2 aos 3 anos de idade
em repetir canções conhecidas, inventar palavras sobre as mesmas e inventar canções.
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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto.