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Simulador 3D para Robótica Educativa

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A implementação de conhecimentos de áreas como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) no currículo educacional têm-se demonstrado relevantes na formação de jovens por todo o mundo para um mercado de trabalho cada vez mais complexo e competitivo na área das novas tecnologias. A robótica educativa surge como uma ferramenta STEM, pois permite que os alunos desenvolvam competências técnicas, hard skills, em programação, matemática, áreas da ciência e competências transversais, soft skills como a resolução de problemas. No entanto, os custos elevados associados à robótica ainda representam um obstáculo para a sua ampla adoção. Nesse sentido a dissertação endereça o desenvolvimento de um ambiente simulação 3D da prova First Challenger do Festival Nacional de Robótica no software Webots. Esta abordagem permite que os alunos desenvolvam e testem os seus códigos num ambiente simulado antes da aplicação no robô real, reduzindo os custos e os riscos de danificação do material. A solução foi testada em três aulas experimentais, demonstrando a viabilidade e eficácia do uso do robô virtual na robótica educativa. Os resultados obtidos permitiram aferir que o uso do robô simulado não só é intuitivo, como também facilita a implementação do código, otimizando o processo de ensino e consequentemente contribuindo para uma melhor aprendizagem.
The integration of knowledge from fields such as Science, Technology, Engineering, and Mathematics (STEM) in the educational curriculum has proven to be crucial in preparing young people around the world for an increasingly complex and competitive job market, especially in emerging technologies. Educational robotics serves as a STEM tool, enabling students to develop technical skills, such as programming and math, as well as scientific knowledge, alongside transversal competencies like problem-solving. However, the high costs associated with robotics still pose a barrier to its widespread adoption. To address this challenge, this dissertation focuses on the development of a 3D simulation environment for the First Challenger competition, part of the National Robotics Festival, using the Webots software. This approach allows students to develop and test their code in a simulated environment before applying it to a real robot, reducing both costs and the risk of equipment damage. The solution was tested in three experimental classes, demonstrating the feasibility and effectiveness of using a virtual robot in educational robotics. The results showed that the simulated robot is not only intuitive to use but also simplifies code implementation, optimizing the teaching process and thereby contributing to improved learning outcomes.

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Educational Robotics STEM Simulation Webots First Challenger Robótica educativa Simulação

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