Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Sociedade Digital: uma Revisão Sistemática de Literatura na Língua Portuguesa

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_ Elizabeth_Fernandes_2021.pdf1.19 MBAdobe PDF Download
license.txt1.74 KBLicense Download

Abstract(s)

A constante evolução das designadas tecnologias digitais tem vindo a mudar de uma forma realmente disruptiva o modo e os meios como comunicamos e acedemos à informação. A Sociedade Digital engloba todos os cidadãos a nível global e de diferentes gerações, desde a mais infantil, nativa digital, até há geração mais idosa, imigrantes digitais. Na realidade, hoje em dia somos todos residentes digitais. No sentido de conhecermos o estado da arte e de aprofundarmos o nosso conhecimento sobre o problema de investigação, propusemo-nos identificar e analisar o maior número possível de estudos relacionados com mesmo, através da realização de uma revisão sistemática de literatura. Neste estudo, falamos da Sociedade Digital através de textos em língua portuguesa, do recurso aos meios digitais, a massificação das “Tecnologias de Informação e Comunicação” (TIC), a constante evolução da Internet, mais concretamente da WWW (World, Wide, Web ou simplesmente Web) que constituem um dos principais pilares da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Trabalhamos a ideia de aprendizagem por jogos, mas também, de acesso fácil aos videojogos, redes sociais, Facebook, Instagram, muito utilizadas a nível mundial, como espaço de convívio, partilha, interação e discussão de ideias. A Internet e as tecnologias Web 2.0, em particular fazem parte do dia-a-dia dos jovens e, cada vez mais, os professores procuram atualizar os seus conhecimentos tecnológicos para acompanhar a evolução do ensino e da aprendizagem na Educação. A comunicação proporcionada pela Sociedade Digital tornou-se global, circunstância que favoreceu o surgimento de novos paradigmas e destacou a importância da aquisição de um conjunto de competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida.
The digital society encompasses all citizens globally and from different generations, from the most childlike, digital native, to the older generation, digital immigrants. In this study we speak concretely of the Portuguese digital society which, using digital media, the massification of “Information and Communication Technologies” (ICT), the constant evolution of the Internet, more specifically the WWW (World, Wide, Web or simply That constitute one of the main pillars of the Information and Knowledge Society. It works on the idea of learning by games, but also, of easy access to video games, social networks, “Facebook”, widely used worldwide, as a space for socializing, sharing, interaction and discussion of ideas, of this sixth generation. The Internet and Web 2.0 technologies are part of the daily lives of young people and, increasingly, teachers seek to update their technological knowledge to accompany the evolution of teaching and learning in Education. The communication provided by the Digital Society has become global, a circumstance that favored the emergence of new paradigms and highlighted the importance of acquiring a set of essential skills for lifelong learning.

Description

Keywords

Aprendizagem Ensino Internet Sociedade Digital Tecnologia Learning Teaching Internet Digital Society Technology

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License