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Estudo do impacto do “Lean Maintenance” e do TPM na indústria portuguesa

dc.contributor.advisorSá, José Carlos Vieira de
dc.contributor.authorVaz, Eduardo José Alves
dc.date.accessioned2021-01-27T15:46:09Z
dc.date.available2021-01-27T15:46:09Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractNos dias de hoje, a manutenção tem vindo a assumir um papel preponderante no desempenho das organizações, sendo uma área em que é fundamental conseguir um elevado nível de eficiência, garantindo o melhor funcionamento possível dos equipamentos e assegurando a produção com altos níveis de qualidade. Neste sentido, têm vindo a ser implementadas diversas metodologias na manutenção, entre as quais a filosofia Lean, suportada por um conjunto de práticas que visa a redução do desperdício de forma sistemática, e também a Total Produtive Maintenance (TPM), uma filosofia de gestão da manutenção, orientada para a eliminação das avarias, defeitos e acidentes de trabalho. A presente dissertação tem como principal objetivo a identificação e análise da implementação das práticas Lean na manutenção e do TPM na indústria portuguesa, bem como o estudo do impacto produzido pela implementação das mesmas no desempenho operacional das organizações. A recolha dos dados foi realizada através de um questionário, dirigido a 472 empresas nacionais, tendo-se obtido 84 respostas válidas para o estudo. A partir de uma análise estatística dos dados obtidos, foi possível verificar que os 5S, a gestão visual e o Daily Kaizen são as práticas Lean Maintenance com maior nível de implementação, todas elas com um índice superior a 50%. Relativamente ao impacto decorrente da implementação das práticas Lean Maintenance, verificouse que a produtividade foi a dimensão que sofreu um impacto mais elevado, com um valor numérico igual a 3,57, numa escala de 1 a 5. A prática que promoveu, em média, um maior impacto no desempenho operacional foi o Jidoka, com um valor numérico igual a 4,2. No que concerne ao TPM, constatou-se que a manutenção planeada registou o grau de implementação mais elevado, de aproximadamente 87%. No que diz respeito ao impacto produzido pela implementação das práticas TPM, constatou-se, de forma semelhante às práticas Lean Maintenance, que a produtividade foi dimensão que sofreu um impacto mais elevado, com um valor numérico igual a 3,56. A prática TPM que promoveu, em média, um maior impacto no desempenho operacional foi a manutenção da qualidade, com um valor numérico igual 3,73. Observou-se, nas dimensões da produtividade e dos custos, a existência de eventuais diferenças no impacto das práticas Lean Maintenance em função do número de colaboradores da empresa, enquanto que, no que diz respeito ao impacto produzido pela implementação das práticas TPM, verificou-se também poderem existir diferenças de acordo com o número de colaboradores, nas dimensões da qualidade e da flexibilidade. Verificou-se também, na dimensão da qualidade, a existência de diferenças no impacto das práticas TPM em função da dimensão das equipas de manutenção. Identificou-se ainda uma eventual associação entre ambos os conjuntos de práticas, no que diz respeito ao seu impacto no desempenho operacional, para todas as dimensões consideradas. Apesar das práticas Lean Maintenance terem apresentado, relativamente às práticas TPM, um valor numérico para o impacto superior em quatro das cinco dimensões consideradas para o desempenho operacional (a saber: qualidade, flexibilidade, produtividade e segurança), não se confirmou, no entanto, que essas diferenças sejam estatisticamente significativas. Este estudo traça uma “radiografia” relativamente ao estado atual da implementação de duas abordagens nas organizações portuguesas, demonstrando que, apesar de todos os benefícios identificados, existe ainda um longo caminho a percorrer na diversificação e consolidação das mesmas.pt_PT
dc.description.abstractNowadays, maintenance has been playing a major role in the performance of organizations, being an area in which it is essential to achieve a high level of efficiency, ensuring the best possible functioning of equipment and ensuring production with high levels of quality. In this sense, several maintenance methodologies have been implemented, including the Lean philosophy, supported by a set of practices aimed at systematically reducing waste, and also Total Productive Maintenance (TPM), a management philosophy maintenance, aimed at eliminating malfunctions, defects and accidents at work. This dissertation has as main objective the identification and analysis of the implementation of Lean practices in maintenance and TPM in the Portuguese industry, as well as the study of the impact produced by their implementation on the operational performance of organizations. Data collection was carried out through a questionnaire, addressed to 472 national companies, obtaining 84 valid responses for the study. From a statistical analysis of the data obtained, it was possible to verify that 5S, visual management and Daily Kaizen are the Lean Maintenance practices with the highest level of implementation, all of them with an index above 50%. Regarding the impact resulting from the implementation of Lean Maintenance practices, it was found that productivity was the dimension that suffered the highest impact, with a numerical value equal to 3.57. The practice that promoted, on average, a greater impact on operational performance was Jidoka, with a numerical value equal to 4.2. Regarding the TPM, it was found that the planned maintenance registered the highest degree of implementation, of approximately 87%. With regard to the impact produced by the implementation of TPM practices, it was found, similarly to Lean Maintenance practices, that productivity was the dimension that suffered the highest impact, with a numerical value equal to 3.56. The TPM practice that promoted, on average, a greater impact on operational performance was the maintenance of quality, with a numerical value equal to 3.73. It was observed, in the dimensions of productivity and costs, the existence of possible differences in the impact of Lean Maintenance practices depending on the number of employees of the company, while, with regard to the impact produced by the implementation of TPM practices, it was found there may also be differences according to the number of employees, in terms of quality and flexibility. There was also, in the dimension of quality, the existence of differences in the impact of TPM practices depending on the size of the maintenance teams. An eventual association was identified between both sets of practices, with regard to their impact on operational performance, for all dimensions considered. Although Lean Maintenance practices have presented, in relation to TPM practices, a numerical value for the superior impact in four of the five dimensions considered for operational performance (namely: quality, flexibility, productivity and safety), it has not been confirmed, however, that these differences are statistically significant. This study traces a “radiography” regarding the current state of implementation of two approaches in Portuguese organizations, demonstrating that, despite all the benefits identified, there is still a long way to go in diversifying and consolidating them.pt_PT
dc.identifier.tid202574679pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16766
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLeanpt_PT
dc.subjectTPMpt_PT
dc.subjectManutençãopt_PT
dc.subjectManutenção Leanpt_PT
dc.subjectIndústria Portuguesapt_PT
dc.subjectMaintenancept_PT
dc.subjectLean Maintenancept_PT
dc.subjectPortuguese Industrypt_PT
dc.titleEstudo do impacto do “Lean Maintenance” e do TPM na indústria portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt_PT

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