Repository logo
 
Publication

Aprender genética: Uma abordagem interativa entre Ensino Superior e 1.º Ciclo do Ensino Básico

dc.contributor.authorNovais, Gonçalo
dc.contributor.authorDias, Clara
dc.contributor.authorFerreira, Beatriz
dc.contributor.authorLamas, Maria Céu
dc.contributor.authorMota, Sandra
dc.contributor.authorAmorim, Manuela
dc.contributor.authorAmorim Sousa, Maria Manuela
dc.contributor.authorMota, Sandra
dc.contributor.authorRibeiro Lamas, Maria do Céu
dc.date.accessioned2025-11-11T17:37:43Z
dc.date.available2025-11-11T17:37:43Z
dc.date.issued2025-07
dc.description.abstractIntegrada na UC Educação Clínica II da E2S|Porto, foi desenvolvida uma intervenção educativa sobre hereditariedade, dirigida a 86 estudantes do 1.º ao 4.º ano do Ensino Básico (5-10 anos), em 4 sessões independentes com cerca de 45 minutos. Partindo da questão “Porque somos parecidos com os nossos pais?”, a atividade utilizou uma abordagem lúdico-pedagógica para explorar conceitos genéticos. Iniciou com a identificação de características fenotípicas familiares, como a capacidade de enrolar a língua. Seguiram-se atividades práticas com coelhos brancos/pretos em cartão para explicar dominância e recetividade, complementadas por um xadrez mendeliano com “ervilhas” de esferovite. Após a introdução aos conceitos de célula, cromossomas e DNA, os alunos realizaram um “cariótipo” usando pauzinhos de gelados com diferentes padrões de bandas, tamanhos e cores. A análise dos questionários pré e pós-intervenção revelou um aumento de respostas corretas em cada ano escolar (1º ano: >60%; 2º ano: >47%; 3º ano: >45%; 4º ano: >27%), demonstrando a eficácia da metodologia. Esta abordagem (inter)ativa, associando teoria e experiência, revelou-se eficaz na promoção do conhecimento científico e no estímulo ao interesse precoce pela ciência.por
dc.identifier.citationNovais, G., Dias, C., Ferreira, B., Lamas, M. C., Mota, S., & Amorim, M. (2025). Aprender genética: Uma abordagem interativa entre Ensino Superior e 1.o Ciclo do Ensino Básico. Porto Pedagogical Innovation Conference - P.PIC 2025, 65. https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf
dc.identifier.isbn978-972-8969-95-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30835
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.publisherP.Porto
dc.relation.hasversionhttps://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf
dc.rights.uriN/A
dc.titleAprender genética: Uma abordagem interativa entre Ensino Superior e 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typeconference paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferenceDate2025-07
oaire.citation.conferencePlacePorto
oaire.citation.startPage65
oaire.citation.titlePorto Pedagogical Innovation Conference - P.PIC 2025
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameAmorim Sousa
person.familyNameMota
person.familyNameRibeiro Lamas
person.givenNameMaria Manuela
person.givenNameSandra
person.givenNameMaria do Céu
person.identifier.ciencia-idCD1D-1B47-A971
person.identifier.ciencia-id0A19-207B-6C63
person.identifier.ciencia-id5110-81A3-1EE2
person.identifier.orcid0009-0006-1887-4840
person.identifier.orcid0000-0002-2803-7230
person.identifier.orcid0000-0001-8139-351X
person.identifier.scopus-author-id6603695681
relation.isAuthorOfPublication10df22ed-9823-452e-89a8-8cbe89e717ec
relation.isAuthorOfPublicationf73a5c8e-1621-435f-a34f-c3cc83924875
relation.isAuthorOfPublication3846a768-2927-488d-9351-b562a56d22fa
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery10df22ed-9823-452e-89a8-8cbe89e717ec

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COM_Manuela Amorim.pdf
Size:
54.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: