Publication
Aprender genética: Uma abordagem interativa entre Ensino Superior e 1.º Ciclo do Ensino Básico
| dc.contributor.author | Novais, Gonçalo | |
| dc.contributor.author | Dias, Clara | |
| dc.contributor.author | Ferreira, Beatriz | |
| dc.contributor.author | Lamas, Maria Céu | |
| dc.contributor.author | Mota, Sandra | |
| dc.contributor.author | Amorim, Manuela | |
| dc.contributor.author | Amorim Sousa, Maria Manuela | |
| dc.contributor.author | Mota, Sandra | |
| dc.contributor.author | Ribeiro Lamas, Maria do Céu | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-11T17:37:43Z | |
| dc.date.available | 2025-11-11T17:37:43Z | |
| dc.date.issued | 2025-07 | |
| dc.description.abstract | Integrada na UC Educação Clínica II da E2S|Porto, foi desenvolvida uma intervenção educativa sobre hereditariedade, dirigida a 86 estudantes do 1.º ao 4.º ano do Ensino Básico (5-10 anos), em 4 sessões independentes com cerca de 45 minutos. Partindo da questão “Porque somos parecidos com os nossos pais?”, a atividade utilizou uma abordagem lúdico-pedagógica para explorar conceitos genéticos. Iniciou com a identificação de características fenotípicas familiares, como a capacidade de enrolar a língua. Seguiram-se atividades práticas com coelhos brancos/pretos em cartão para explicar dominância e recetividade, complementadas por um xadrez mendeliano com “ervilhas” de esferovite. Após a introdução aos conceitos de célula, cromossomas e DNA, os alunos realizaram um “cariótipo” usando pauzinhos de gelados com diferentes padrões de bandas, tamanhos e cores. A análise dos questionários pré e pós-intervenção revelou um aumento de respostas corretas em cada ano escolar (1º ano: >60%; 2º ano: >47%; 3º ano: >45%; 4º ano: >27%), demonstrando a eficácia da metodologia. Esta abordagem (inter)ativa, associando teoria e experiência, revelou-se eficaz na promoção do conhecimento científico e no estímulo ao interesse precoce pela ciência. | por |
| dc.identifier.citation | Novais, G., Dias, C., Ferreira, B., Lamas, M. C., Mota, S., & Amorim, M. (2025). Aprender genética: Uma abordagem interativa entre Ensino Superior e 1.o Ciclo do Ensino Básico. Porto Pedagogical Innovation Conference - P.PIC 2025, 65. https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf | |
| dc.identifier.isbn | 978-972-8969-95-0 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30835 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.peerreviewed | n/a | |
| dc.publisher | P.Porto | |
| dc.relation.hasversion | https://cip.ipp.pt/ppic2025/book-of-abstracts/assets/ppic25-boa.pdf | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.title | Aprender genética: Uma abordagem interativa entre Ensino Superior e 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
| dc.type | conference paper | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferenceDate | 2025-07 | |
| oaire.citation.conferencePlace | Porto | |
| oaire.citation.startPage | 65 | |
| oaire.citation.title | Porto Pedagogical Innovation Conference - P.PIC 2025 | |
| oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
| person.familyName | Amorim Sousa | |
| person.familyName | Mota | |
| person.familyName | Ribeiro Lamas | |
| person.givenName | Maria Manuela | |
| person.givenName | Sandra | |
| person.givenName | Maria do Céu | |
| person.identifier.ciencia-id | CD1D-1B47-A971 | |
| person.identifier.ciencia-id | 0A19-207B-6C63 | |
| person.identifier.ciencia-id | 5110-81A3-1EE2 | |
| person.identifier.orcid | 0009-0006-1887-4840 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-2803-7230 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-8139-351X | |
| person.identifier.scopus-author-id | 6603695681 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 10df22ed-9823-452e-89a8-8cbe89e717ec | |
| relation.isAuthorOfPublication | f73a5c8e-1621-435f-a34f-c3cc83924875 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 3846a768-2927-488d-9351-b562a56d22fa | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 10df22ed-9823-452e-89a8-8cbe89e717ec |
