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Abstract(s)
Nowadays, concepts such as work, performance, satisfaction and the consequent preservation of future generations are a present and recurring topic in everyone´s daily life. Companies, as an engine of the economy, have a fundamental role in this context, so it´s believed that the so-called “best companies to work for” will tend to obtain better performance from their employees, which will enable them to be increasingly profitable, as well as to present better sustainability indexes for the good of the society. As such, and as mentioned by Broadstock et al. (2021); Ferriani and Natoli (2021), companies that have higher quotations in terms of sustainability ratios are less exposed to systematic risk and, therefore, are attracting more investments and higher returns from stocks.
In this study, the aim is to achieve a sustained assessment of the impact of job satisfaction on corporate profitability in companies of the Northern Europe; for this purpose an econometic analysis was carried out based on a panel data model with fixed effects. The results obtained produced evidence, that more satisfied employees contribute to superior economic performance of companies where they work.
Nos dias que correm conceitos como o trabalho, o desempenho, a satisfação e a consequente preservação das gerações futuras são tópicos presentes e recorrentes no quotidiano de cada um. As empresas, como motor da economia, têm um papel fundamental neste contexto; deste modo, acredita-se que as designadas “melhores empresas para trabalhar” tenderão a obter melhores desempenhos dos seus colaboradores o que possibilitará estas serem cada vez mais rentáveis, como também a apresentar melhores índices de sustentabilidade, para o bem da sociedade. Como tal, e como referem Broadstock et al. (2021) ou Ferriani e Natoli (2021), empresas que têm cotações mais elevadas no que toca aos rácios de sustentabilidade estão menos expostas ao risco sistemático e, por conseguinte, estão a atrair mais investimentos e maiores retornos de ações. Neste estudo, o que se pretende atingir é uma avaliação sustentada do impacto da satisfação do trabalho na rendibilidade empresarial em empresas do Norte da Europa; para esse efeito, realizou-se uma análise econométrica sustentada num modelo de dados em painel com efeitos fixos. Os resultados obtidos produziram evidências, de que colaboradores mais satisfeitos contribuem para desempenhos económicos superiores nas empresas onde trabalham.
Nos dias que correm conceitos como o trabalho, o desempenho, a satisfação e a consequente preservação das gerações futuras são tópicos presentes e recorrentes no quotidiano de cada um. As empresas, como motor da economia, têm um papel fundamental neste contexto; deste modo, acredita-se que as designadas “melhores empresas para trabalhar” tenderão a obter melhores desempenhos dos seus colaboradores o que possibilitará estas serem cada vez mais rentáveis, como também a apresentar melhores índices de sustentabilidade, para o bem da sociedade. Como tal, e como referem Broadstock et al. (2021) ou Ferriani e Natoli (2021), empresas que têm cotações mais elevadas no que toca aos rácios de sustentabilidade estão menos expostas ao risco sistemático e, por conseguinte, estão a atrair mais investimentos e maiores retornos de ações. Neste estudo, o que se pretende atingir é uma avaliação sustentada do impacto da satisfação do trabalho na rendibilidade empresarial em empresas do Norte da Europa; para esse efeito, realizou-se uma análise econométrica sustentada num modelo de dados em painel com efeitos fixos. Os resultados obtidos produziram evidências, de que colaboradores mais satisfeitos contribuem para desempenhos económicos superiores nas empresas onde trabalham.
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Keywords
Rendibilidade Sustentabilidade Desempenho Organizacional e Satisfação no Trabalho Profitability Sustainability Organizational Performance and Job Satisfaction