Publication
Educa na Diferença, Cresce na Diversidade!
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres | |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de | |
dc.contributor.author | Boia, Marta Isabel Correia da Rocha | |
dc.date.accessioned | 2025-10-08T12:10:15Z | |
dc.date.available | 2025-10-08T12:10:15Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, constituindo um requisito essencial para a obtenção do grau de Mestre. Este documento reflete, de forma crítica e fundamentada, a experiência profissional da mestranda em contextos de ensino, envolvendo as valências da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A intervenção educativa desenvolvida foi orientada por princípios de intencionalidade pedagógica e teve como foco a criança enquanto sujeito ativo da aprendizagem, promovendo o seu envolvimento e desenvolvimento integral. Neste processo, reconheceu-se ainda a relevância da colaboração com as famílias e com a comunidade educativa, enquanto elementos essenciais na construção de ambientes educativos enriquecedores, coerentes e promotores de continuidade nas experiências de aprendizagem. A prática fundamentou-se na mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, articulados com os referenciais normativos e legais em vigor, e na valorização do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos. Foram utilizadas metodologias, estratégias e recursos diversificados, adequados às especificidades dos contextos, favorecendo práticas reflexivas e ajustadas às necessidades de cada grupo. A metodologia de Investigação-Ação, de natureza cíclica — observação, planificação, ação e reflexão — foi o alicerce da prática, permitindo um constante aperfeiçoamento das intervenções. Inserida num paradigma socioconstrutivista, esta abordagem contribuiu para a melhoria das práticas e para a construção de uma identidade profissional de perfil duplo. O relatório traduz, assim, um percurso formativo consciente, intencional e reflexivo, sustentado no compromisso ético com a educação. | por |
dc.description.abstract | This report is part of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, constituting an essential requirement for obtaining the Master's degree. This document reflects, in a critical and reasoned way, the professional experience of the master's student in teaching contexts, involving the valences of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. The educational intervention developed was guided by principles of pedagogical intentionality and focused on the child as an active subject of learning, promoting their involvement and integral development. In this process, the relevance of collaboration with families and the educational community was also recognized, as essential elements in the construction of enriching, coherent educational environments that promote continuity in learning experiences. The practice was based on the mobilization of scientific, pedagogical and didactic knowledge, articulated with the normative and legal references in force, and on the valorization of collaborative work between the different educational agents. Diversified methodologies, strategies and resources were used, appropriate to the specificities of the contexts, favoring reflective practices adjusted to the needs of each group. The methodology of Action-Research, of a cyclical nature — observation, planning, action and reflection — was the foundation of the practice, allowing a constant improvement of the interventions. Inserted in a socio-constructivist paradigm, this approach contributed to the improvement of practices and to the construction of a professional identity with a double profile. The report thus translates a conscious, intentional and reflective training path, based on an ethical commitment to education. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30588 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Prática educativa supervisionada | |
dc.subject | Criança | |
dc.subject | Investigação-ação | |
dc.subject | Diversidade | |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | |
dc.subject | Supervised educational practice | |
dc.subject | Child | |
dc.subject | Action research | |
dc.subject | Diversity | |
dc.subject | Cooperative learning | |
dc.title | Educa na Diferença, Cresce na Diversidade! | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |