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A promoção do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pelas organizações: impacto na relação do trabalhador com a organização

dc.contributor.authorMartins, Helena
dc.contributor.authorRebelo, Teresa
dc.contributor.authorTomás, Inês
dc.date.accessioned2016-01-20T15:18:59Z
dc.date.available2016-01-20T15:18:59Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO processo de Reconhecimento, Validação, e Certificação de Competências (RVCC), é uma forma inovadora de validar e certificar indivíduos num determinado nível acadêmico, independentemente do seu background escolar. Deste modo, o objetivo principal deste processo em Portugal ê validar as aprendizagens informais e não formais dos indivíduos, atribuindo-lhes uma espécie de equivalência formal. Com o crescente interesse na qualificação dos trabalhadores e o apoio governamental, as organizações portuguesas estão a promover cada vez mais este processo nas suas instalações e horário laboral. Na verdade, várias firmas portuguesas revelam atualmente uma preocupação especial com a aprendizagem organizacional como um fator-chave na sua competitividade. Como consequência, tem havido um crescente investimento em estratégias orientadas para a melhoria das competências dos seus recursos humanos, a fim de potenciar a sua capacidade de aprender e a sua performance. Este estudo explora a relação entre a promoção desta forma de desenvolvimento de recursos humanos e as atitudes (Satisfação com o Emprego e Compromisso organizacional) e comportamentos dos colaboradores para com a onde trabalham. Este estudo transversal na População de Trabalhadores portugueses (N=135) revelou uma melhoria nos indicadores das variáveis estudadas, embora os resultados estatisticamente significativos se concretizassem em termos de Comportamentos de Voz Ativa (Voice Behaviours) nos grupos de trabalhadores que tinham estado envolvidos ou que haviam sido certificados, face aos restantes. Um dos objetivos desta comunicação é promover a investigação nesta área.pt_PT
dc.identifier.citationMartins, H., Rebelo, T., & Tomás, I. (2011). A promoção do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pelas organizações: Impacto na relação do trabalhador com a organização. Em Estudos de Psicologia Vocacional (pp. 103–123). Almedina. https://recipp.ipp.pt/handle/10400.22/7427
dc.identifier.isbn9789724047232
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7427
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAlmedinapt_PT
dc.titleA promoção do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências pelas organizações: impacto na relação do trabalhador com a organizaçãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage123pt_PT
oaire.citation.startPage103pt_PT
oaire.citation.titleEstudos de Psicologia Vocacionalpt_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

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