Publication
Mudam-se os contextos, cruzam-se as culturas: percursos de uma professora em formação
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Lopes, Ana Sofia | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Inês | |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Filipa Miranda Neto | |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T10:50:42Z | |
dc.date.available | 2025-08-21T10:50:42Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente relatório documenta a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino no1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, realizada no ano letivo 2024/25 em contextos educativos do distrito do Porto. A experiência formativa decorreu numa turma do 2.º ano do 1.º CEB e em turmas do S.º e 6.º anos no 2.º CEB, privilegiando metodologias ativas centradas na Aprendizagem Cooperativa e na articulação de saberes. O enquadramento teórico assenta na conceção do professor como profissional reflexivo e investigador, capaz de responder aos desafios da escola contemporânea, sobretudo no que respeita à integração de alunos estrangeiros e à promoção de práticas inclusivas. A caracterização dos contextos educativos revelou uma significativa diversidade cultural e social, potenciando o desenvolvimento de competências interculturais. As intervenções pedagógicas foram diferenciadas e ajustadas às especificidades de cada ciclo de ensino. No1.º CEB, adotou-se uma abordagem integrada do currículo, articulando diversas áreas do saber. No 2.º CEB, desenvolveram-se Unidades Didáticas que articularam Português e HGP, promovendo aprendizagens contextualizadas e significativas. A dimensão investigativa concretizou-se num projeto de investigação-ação sobre estratégias de planificação textual no 2.º ano, o qual evidenciou melhorias na qualidade das produções escritas e no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Os resultados sugerem que o ensino explícito da planificação contribui para o desenvolvimento da escrita, embora a sua generalização requeira investigações futuras com amostras mais alargadas e contextos diversificados. | por |
dc.identifier.tid | 203997700 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30313 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | |
dc.subject | Professor reflexivo | |
dc.subject | Metodologias ativas | |
dc.subject | Planificação textual | |
dc.subject | Inclusão educativa | |
dc.subject | Supervised teaching practice | |
dc.subject | Reflective teacher | |
dc.subject | Active methodologies | |
dc.subject | Textual planning | |
dc.subject | Educational inclusion | |
dc.title | Mudam-se os contextos, cruzam-se as culturas: percursos de uma professora em formação | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |