Repository logo
 
Publication

Mudam-se os contextos, cruzam-se as culturas: percursos de uma professora em formação

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorLopes, Ana Sofia
dc.contributor.advisorOliveira, Inês
dc.contributor.authorFerreira, Ana Filipa Miranda Neto
dc.date.accessioned2025-08-21T10:50:42Z
dc.date.available2025-08-21T10:50:42Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente relatório documenta a Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida no âmbito do Mestrado em Ensino no1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, realizada no ano letivo 2024/25 em contextos educativos do distrito do Porto. A experiência formativa decorreu numa turma do 2.º ano do 1.º CEB e em turmas do S.º e 6.º anos no 2.º CEB, privilegiando metodologias ativas centradas na Aprendizagem Cooperativa e na articulação de saberes. O enquadramento teórico assenta na conceção do professor como profissional reflexivo e investigador, capaz de responder aos desafios da escola contemporânea, sobretudo no que respeita à integração de alunos estrangeiros e à promoção de práticas inclusivas. A caracterização dos contextos educativos revelou uma significativa diversidade cultural e social, potenciando o desenvolvimento de competências interculturais. As intervenções pedagógicas foram diferenciadas e ajustadas às especificidades de cada ciclo de ensino. No1.º CEB, adotou-se uma abordagem integrada do currículo, articulando diversas áreas do saber. No 2.º CEB, desenvolveram-se Unidades Didáticas que articularam Português e HGP, promovendo aprendizagens contextualizadas e significativas. A dimensão investigativa concretizou-se num projeto de investigação-ação sobre estratégias de planificação textual no 2.º ano, o qual evidenciou melhorias na qualidade das produções escritas e no desenvolvimento da autonomia dos alunos. Os resultados sugerem que o ensino explícito da planificação contribui para o desenvolvimento da escrita, embora a sua generalização requeira investigações futuras com amostras mais alargadas e contextos diversificados.por
dc.identifier.tid203997700
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30313
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática de ensino supervisionada
dc.subjectProfessor reflexivo
dc.subjectMetodologias ativas
dc.subjectPlanificação textual
dc.subjectInclusão educativa
dc.subjectSupervised teaching practice
dc.subjectReflective teacher
dc.subjectActive methodologies
dc.subjectTextual planning
dc.subjectEducational inclusion
dc.titleMudam-se os contextos, cruzam-se as culturas: percursos de uma professora em formaçãopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Ana Filipa Ferreira_2025.pdf
Size:
34.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: