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Implementação e Teste de Algoritmos de Planeamento e Escalonamento para Frotas AGV

datacite.subject.fosSistemas e Planeamento Industrialpt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Manuel Fernando dos Santos
dc.contributor.authorCosta, MƔrcia Martins
dc.date.accessioned2018-09-11T14:10:10Z
dc.date.available2018-09-11T14:10:10Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractOs Automatic Guided Vehicles (AGV) são veículos de transporte sem condutor e a sua incorporação nas empresas, para transporte de materiais e apoio à produção, estÔ a ser cada vez mais frequente, pois cada vez mais se pretende ter eficÔcia e eficiência na logística das fÔbricas e na entrega da quantidade necessÔria de materiais na produção, na altura certa e pela ordem correta, obtendo-se maiores lucros e rendimentos de produção nas indústrias. Recorrendo apenas a colaboradores e transportadores, como empilhadores, “e provocado na fÔbrica bastante trÔfego e muitas das vezes ocorrem velocidades elevadas dos transportadores. Isto pode causar problemas, tais como, danificação de materiais (levando a desperdício e à necessidade de produzir novos materiais) e acidentes. Recorrendo aos AGV é possível evitar estes problemas, uma vez que conseguem transportar os materiais com fiabilidade, trabalhar junto dos colaboradores em segurança e, ainda, garantir uma cadência de ritmo das suas tarefas. O objetivo deste trabalho foi implementar e testar algoritmos de planeamento de trajetórias e escalonamento de tarefas para frotas de AGV. Neste sentido, foram criados layouts fabris onde os AGV percorrem caminhos com menor custo realizam as tarefas pretendidas. Os vÔrios modelos foram analisados e foram também apresentadas as características de cada um. Este projeto proporcionou a oportunidade de aprofundar conhecimentos na Ôrea da modelação e simulação de AGV, e em algoritmos de planeamento de trajetórias e escalonamento de tarefas.pt_PT
dc.description.abstractAGV are driverless vehicles for transportation and their incorporation in companies, for transportation of materials and production support, is becoming more frequent, because more and more is intended to have effectiveness and efficiency in the factory logistics and the delivery of the quantity of materials in production, at the right time and in the right order, resulting in higher profits and production yields for industrial companies. Thus, using only employees and transportation vehicles, such as forklifts, there is a lot of traffic in the factory floor and many times high vehicles speeds. This can cause problems, such as, damage to materials (leading to waste and the need to produce new materials) and accidents. Using AGV, is possible to avoid these problems, since they can transport the materials with reliability, work safely with the employees and still ensure a cadence of their tasks. The objective of this work was the development and testing of models that simulate factory layouts with AGV fleets. For that purpose were implemented planning and scheduling algorithms for controlling the displacement and task allocation for the different vehicles. The implemented models were analyzed and its main characteristics were also presented. This project provided the opportunity to deepen knowledge in the area of AGV modeling and simulation, and in trajectory planning and scheduling algorithms.pt_PT
dc.identifier.tid201972115pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11925
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAGVpt_PT
dc.subjectSimulaçãopt_PT
dc.subjectAlgoritmos de planeamento de trajetóriaspt_PT
dc.subjectAlgoritmos de escalonamento de tarefaspt_PT
dc.subjectSimulationpt_PT
dc.subjectTrajectory planning algorithmspt_PT
dc.subjectTask scheduling algorithmspt_PT
dc.titleImplementação e Teste de Algoritmos de Planeamento e Escalonamento para Frotas AGVpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia EletrotƩcnica e de Computadorespt_PT

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