Repository logo
 
Publication

Semiótica da marca: contributos para a construção de uma ferramenta analítica e operacional dentro da prática do design de identidade

dc.contributor.authorCoelho, Rita
dc.date.accessioned2016-01-29T17:38:12Z
dc.date.available2016-01-29T17:38:12Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractNo nosso contexto hiper-moderno, há factores que influenciam a nossa percepção e consequente grau de afeição ou rejeição para com as entidades. Pese embora o facto de que a marca gráfica (desvinculada do signo tipográfico) ser uma parcela dentro do conjunto maior do design de identidade, esta merece ser estudada na actual conjuntura: uma conjuntura onde está presente uma crise financeira e social, com altos níveis de desemprego e situações que, embora não sendo nefastas, não devem ser ignoradas – como é o caso da crescente criação de identidades em outsourcing ou da maior acessibilidade aos computadores e processos criativos por parte de designers e não designers. O nosso principal objectivo é o de criar um um manual de práticas compilando uma gramática da marca gráfica que a explicite aos jovens designers. Já verificamos que esta ferramenta pode ser transferida para conceber e analisar outros artefactos gráficos. Pretendemos examinar se são válidos na contemporaneidade os axiomas da gestalt ou os preceitos formulados nos anos 50/60 como os de Jacques Bertin, continuando a ser uma boa base no processo de criação e percepção das marcas gráficas. Com a mudança de paradigmas que as novas tecnologias forjaram no zeitgeist do design e na actual conjuntura, procuramos confirmar se esses preceitos são válidos tanto nas marcas intemporais como nas marcas contemporâneas e fluídas, e criar uma ferramenta pedagógica que contribua para implementar uma literacia visual que descodifique este signo icónico, dentro desta nova realidade. Nela, com o acesso aos novos meios digitais, de interacção e colaboração, surgem expressões emotivas por parte de designers, estudantes e utilizadores nos sites da especialidade, sobre marcas gráficas, provando o interesse no objectivo deste projecto em curso.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-20-3421-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7577
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ud12.web.ua.pt/wp-content/uploads/2013/07/livro_de_atasUD12_BR.pdfpt_PT
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_PT
dc.subjectLiteracia visualpt_PT
dc.subjectSintaxept_PT
dc.subjectProcessopt_PT
dc.subjectSíntesept_PT
dc.titleSemiótica da marca: contributos para a construção de uma ferramenta analítica e operacional dentro da prática do design de identidadept_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiro, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage92pt_PT
oaire.citation.startPage84pt_PT
oaire.citation.titleUDesign'12 : Encontro Nacional Doutoramentos em Design : livro de ataspt_PT
person.familyNameCoelho
person.givenNameRita
person.identifier.orcid0000-0002-5858-1843
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa79c2683-dfc8-4391-a584-65e21f3d3c18
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya79c2683-dfc8-4391-a584-65e21f3d3c18

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
COM_AnaRitaCoelho_2013_1.pdf
Size:
4.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: