Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.authorCastro, Joana Isabel Moreira de
dc.date.accessioned2019-07-26T18:34:15Z
dc.date.available2019-07-26T18:34:15Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractO relatório de estágio apresentado é um documento fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional da docente estagiária, pois espelha o processo de (re)construção de conhecimentos, competências, atitudes éticas e valores. Este relatório habilita profissionalmente para a docência na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Realçam-se referentes teóricos e legais que se mobilizam fundamentando Prática Educativa Supervisionada (PES) em consonância com as observações dos contextos e das particularidades dos grupos onde a docente estagiária foi integrada. Com este suporte, desenvolveram-se práticas educativas potenciadoras de desenvolvimento significativo e autêntico das crianças através de paradigmas socioconstrutivistas da educação. Desta forma, o processo de formação profissional aproximou-se à metodologia de investigação-ação, realçando-se a importância da observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, para a transformação das práticas educativas pelo que potenciou um profissional reflexivo-investigador. Salienta-se ainda o processo de colaboração realizado entre o par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, fomentando a mobilização de novos saberes e o envolvimento de todos, conduzindo a uma coconstrução coletiva e a práticas renovadas. Neste contexto, reforça-se que a PES contribuiu para construção da identidade profissional docente, alicerçada em conhecimentos científicos e pedagógicos, no conhecimento profissional proveniente da experiência e de referências de ordem ética e deontológica.pt_PT
dc.description.abstractThe internship report presented is a fundamental document for the personal and professional development of the trainee teacher, as it reflects the process of (re)building knowledge, skills, ethical attitudes and values. This report professionally qualifies for teaching in Pre-School and Primary Education. Highlighted theoretical and legal references were mobilized supporting the Supervised Educational Practice (SEP), together with the observations of the contexts and the particularities of the groups that integrated the trainee teacher. With this support, educational practices were developed in order to provide significant and authentic development of children through socio-constructivist paradigms of education. In this way, the professional training process approached the action research methodology, emphasizing the importance of observation, planning, action, reflection and evaluation, for the transformation of educational practices, through which a reflective-research professional was promoted. The process of collaboration between the pedagogical pair, the cooperating counselors and the institutional supervisors was also highlighted, encouraging the mobilization of new knowledge through the involvement of all, leading to collective co-construction and renewed practices. In this context, it is reinforced that the SEP contributed to the construction of the professional identity, based on scientific and pedagogical knowledge, professional knowledge from experience and on ethical and deontological references.pt_PT
dc.identifier.tid202311031
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14483
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática Educativa Supervisionadapt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectPerfil humanistapt_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismpt_PT
dc.subjectHumanist profilept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoanaCastro_2019.pdf
Size:
846.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: