Publication
A Atividade de Enriquecimento Curricular de Inglês no Agrupamento de Escolas de Gondifelos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Américo José Bessa | |
dc.contributor.author | Branco, Carla Maria Santos Oliveira Castelo | |
dc.date.accessioned | 2017-04-26T12:05:13Z | |
dc.date.available | 2017-04-26T12:05:13Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | A ideia de optar por um estudo deste tipo surge do facto de, há mais uma década exercer funções docentes no Agrupamento de Escolas de Gondifelos e, por isso, sentir o interesse e a curiosidade para desenvolver um projeto com estas características. É minha convicção de que, através dos anos, o Agrupamento adquiriu com a implementação da Atividades de Enriquecimento Curricular de Inglês (AECI), um conjunto de saberes que se tornou essencial submeter a alguma análise, especialmente no que diz respeito à opinião dos alunos sobre as atividades desenvolvidas, a sua influência sobre a forma como estes percecionam a aprendizagem e, finalmente, como esta perceção se reflete nos resultados obtidos, procurando assim uma melhor compreensão das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), numa escola que procura responder a novas realidades educativas. O programa das Atividades de Enriquecimento Curricular surgiu em 2006, na sequência do Programa de Generalização do Ensino do Inglês no 3º e 4º ano de escolaridade. Com este conjunto de novas atividades, os encarregados de educação passam a ter a opção de manter os seus educandos até às dezassete horas e trinta minutos e os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) passam a poder usufruir, de forma gratuita e voluntária, da aprendizagem do Inglês, de Atividade Física e Desportiva, Educação Musical, Expressões entre outras, sem prejuízo da normal duração semanal e diária das atividades educativas curriculares. Esta medida,económica e organizacionalmente relevante para muitos núcleos familiares, levanta questões relacionadas com o tipo de atividades de enriquecimento curricular disponibilizadas e qual a sua relevância para as aprendizagens posteriores. No plano concetual e teórico, tentei enquadrar as questões relacionadas com a história da aprendizagem da língua inglesa, a implementação das AEC e as atividades desenvolvidas no 1º e 2º ciclo. A origem do Agrupamento de Escolas de Gondifelos (AEG) e a sua experiência na área do ensino do inglês no 1º ciclo foram tidas em conta, enquadrando o trabalho investigativo que abordou o ensino do inglês no 1º e 2º ciclos neste Agrupamento. Neste trabalho, considerei importante tentar percecionar a relação entre a implementação das Atividades de Enriquecimento Curricular de Inglês (AECI) e os resultados no 2º ciclo e o tipo de atividades desenvolvidas nos dois ciclos. Para tal, foi realizado um estudo quantitativo em duas vertentes: a primeira relacionada com a forma como os alunos vêm as AECI, que tipo de atividades são desenvolvidas e quais as da sua preferência; a segunda relacionada com o estudo dos resultados obtidos pelos alunos do AEG nos últimos doze anos, de forma a tentar percepcionar a influência da implementação da AECI nos resultados obtidos pelos alunos do 2º ciclo, no sentido de entender a relação entre as diferentes áreas de estudo acima referidas, perceber a sua relação e perspetivar o trabalho futuro, através da leitura dos dados obtidos. | pt_PT |
dc.description.abstract | The idea of chosing this type of project emerges from the fact that, for more than a decade, I have been exercising teaching duties in Agrupamento de Escolas de Gondifelos and, because of that fact, feel the interest and the curiosity to develop a project with these characteristics. It is my conviction that, through the years, the Agrupamento has acquired with the English Teaching Generalization Program, a set of knowledge that has become essential to submit to analysis, especially with regard to the opinions of students about activities, their influence about the way students perceive learning, and, finally, how this perception is reflected in the results obtained, seeking a better understanding of Curriculum Enrichment Activities (AEC), in a school that seeks to respond to new educational realities. The program of Curricular Enrichment Activities (AEC) was created in 2006, following the English Teaching Generalization Program in the 3rd and 4th grades . With this new set of activities, parents have now the possibility to keep their children at school until half past five and the students of the 1st cycle (CEB) can now enjoy, free of charge and voluntarily, of activities including English, Physical Activitiy, Music, Expressions and other activities, not harming the normal weekly and daily schedule of curricular educational activities. This decision, socially relevant for many families, raises questions related to the type of curricular enrichment activities available and their relevance to further learning. At the conceptual and theoretical plan, I tried to frame the questions related to the history of teaching in Portugal and the learning of the English language. The origin of Agrupamento de Escolas de Gondifelos (AEG) and its experience in English teaching in the 1st cycle were taken into account, framing the investigative wok focused on the English teaching in the 1st and 2nd cycle in this school. In this work, I considered important to try to understand the relation between the implementation of English Curricular Enrichment Activities (AECI) and the 2nd cycle results and the type of activities conducted in the two cycles. For this, we made a quantitative study on two fronts: the first related to the way students see AECI, the type of activities used and which students prefer; the second related to the study of the results of the AEG´s students in the last twelve years, to try to understand the influence of AECI on the results of the 2nd cycle students. We intend to understand the relation between the different areas studied, see its relation and forsee future work, by analyzing data. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202765741 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/9817 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Análise | pt_PT |
dc.subject | Atividades | pt_PT |
dc.subject | Perceção | pt_PT |
dc.subject | Resultados | pt_PT |
dc.subject | Analysis | pt_PT |
dc.subject | Activities | pt_PT |
dc.subject | Perception | pt_PT |
dc.subject | Results | pt_PT |
dc.title | A Atividade de Enriquecimento Curricular de Inglês no Agrupamento de Escolas de Gondifelos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em ensino precoce de inglês | pt_PT |