Repository logo
 
Publication

A gestão de recursos em contexto escolar: um olhar sobre as perspetivas dos diretores de escola

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorDiogo, Vera
dc.contributor.authorTeixeira, Inês
dc.contributor.authorDiogo, Fernando
dc.date.accessioned2022-02-02T15:02:20Z
dc.date.available2022-02-02T15:02:20Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractOs processos de gestão escolar têm implicações múltiplas no desenvolvimento profissional dos funcionários e no modo como os professores interagem entre si, ou, ainda, em dimensões mais administrativas, como a gestão das estruturas, dos materiais e do orçamento (Hairon, 2019). Nesse sentido, e mesmo reconhecendo que tomar a racionalidade económica como único orientador das dinâmicas de gestão é insuficiente para se compreender os processos de administração educacional (Lima, 2018a) é pertinente não esquecer que os processos de liderança educacional implicam processos de gestão de recursos (Sugrue, 2015). Deste modo, reconhecemos que os conceitos provenientes dos campos mais clássicos da gestão também podem ser mobilizados (e adaptados) para a compreensão dos fenómenos de administração educativa (Day et al., 2011). No presente texto centrar-nos-emos na gestão dos recursos materiais, financeiros e humanos e na perspetiva dos líderes escolares. Até porque a gestão desses recursos, apresenta-se como um processo estruturante da ação dos diretores, tendo implicações efetivas no funcionamento da organização, nas intervenções específicas de cada um dos agentes e, ainda, na aprendizagem dos estudantes (Day et al., 2011; Sacristán, et al., 1995). Metodologicamente, procedemos à realização de 30 entrevistas individuais - numa amostra estratificada que corresponde a 22,7% do universo estudado - aos diretores de agrupamentos de escolas do distrito do Porto que detinham uma experiência de gestão igual ou superior a 4 anos. Após a análise de conteúdo desenvolvida (Bardin, 2011), constata-se que os diretores escolares praticamente não referem a gestão de outros recursos materiais que não sejam os financeiros e perspetivam a gestão financeira como um elemento de extrema responsabilidade na sua ação, embora o mesmo mais não seja do que um processo sobretudo contabilístico, amplamente limitado por um controlo orçamental hetero-imposto. No domínio dos recursos humanos, aqueles profissionais, apesar de salientarem constrangimentos estruturais que dificultam a sua tarefa, parecem denotar que a sua gestão é essencial ao funcionamento escolar e, ainda, à construção de um projeto educativo próprio, fundado na colaboração e participação dos diferentes agentes. Face ao exposto, os dados indiciam que as visões de gestão gerencialista (tendencialmente associada aos recursos financeiros) e democrática (mais vinculada aos recursos humanos) coabitam o espaço escolar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, P., Diogo, V., Teixeira, I., & Diogo, F. (2021). A gestão de recursos em contexto escolar: um olhar sobre as perspetivas dos diretores de escola. Em M. Gonçalves, D. Fonseca, A. Neto-Mendes, A. Ventura, & J. A. Costa (Ed.), (Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior | IX Simpósio de Organização e Gestão Escolar (pp. 327-345). Aveiro: UA Editora.pt_PT
dc.identifier.doi10.48528/etpt-5b57pt_PT
dc.identifier.issn978-972-789-708-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/19746
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.subjectDiretorespt_PT
dc.titleA gestão de recursos em contexto escolar: um olhar sobre as perspetivas dos diretores de escolapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage345pt_PT
oaire.citation.startPage327pt_PT
oaire.citation.title(Re)pensar a qualidade das organizações educativas: olhares sobre a educação básica, secundária e superior | IX Simpósio de Organização e Gestão Escolarpt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameAlves Pereira Diogo
person.familyNameDiogo
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameVera Lúcia
person.givenNameFernando
person.identifier0000000070841818
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.ciencia-idDE19-81C1-6C2C
person.identifier.ciencia-idCD14-D3F4-9A4A
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0002-3954-932X
person.identifier.orcid0000-0002-8238-1243
person.identifier.orcid0000-0002-7178-7889
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication2f55bfbb-18a8-40dc-bbd9-bfd38c9c81d7
relation.isAuthorOfPublication4dfb3086-697d-449a-a1e4-754a82451956
relation.isAuthorOfPublication4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2f55bfbb-18a8-40dc-bbd9-bfd38c9c81d7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2021_9.pdf
Size:
4.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.74 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission