Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.authorCastro, Ana Filipa Ribeiro e
dc.date.accessioned2020-08-07T09:52:59Z
dc.date.available2020-08-07T09:52:59Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractConsidera-se de extrema importância que a construção da identidade profissional no âmbito da docência se caracterize por uma continuidade, intrinsecamente ligada à formação ao longo da vida. Neste sentido, o presente relatório de estágio reflete um processo de formação inicial, referente às valências educativas da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, visando assim a construção de um perfil duplo. Assim sendo, é expectável que o docente desenvolva, ao longo do seu percurso formativo, a construção de um sentido crítico, reflexivo e investigativo. Deste modo, perspetivando a investigação associada à pedagogia, salienta-se a preponderância da metodologia de investigação-ação, ainda que numa aproximação, pela possibilidade que representa em transformar a prática educativa, mediante a natureza cíclica e sistemática dos processos de observação, planificação, ação e reflexão. Salienta-se ainda o desenvolvimento de práticas fundamentadas numa intrínseca articulação entre a teoria e a prática, em que se mobilizam saberes provenientes de diversas áreas com saberes resultantes da ação construída no ambiente educativo. Neste âmbito, a criança é percecionada como coconstrutora do seu próprio conhecimento, sendo necessário relevar que em ambos os contextos de estágio todos os intervenientes contribuíam ativamente neste processo, espelhando e comprovando a importância da colaboração e da cooperação. O percurso representado ao longo do presente relatório possibilitou não só o crescimento profissional, mas também pessoal, caracterizando-se por uma busca incessante pela construção de novos saberes e pela transformação de práticas, com o intuito de ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças.pt_PT
dc.description.abstractIt is considered extremely relevant that a teacher’s professional formative process is based on a continuity, firmely attached to vocational training troughout their whole life. In this perspective, the following internship report describes a process of a initial formative process of teachers in the context of Preschool Education and Elementary School, building this way a dual profile. In this sense, it is expectable that the teacher develops, throughout their professional training, a critical, reflexive and investigative posture. If so, the teacher will be able to associate the investigation to the pedagogy and this way the importance of a research-action methodoly, even if it is an aproximation to it, becomes unquestionable. This methodoly represents the possibility of transforming educational pratices, considering the ciclic and sistematic nature of the observation, planification, acction and reflection processes. It is also important to highlight the development of practices based on a deep articulation between theory and practice, in which knowledge from different areas is mobilized with knowledge from the action built in the educational environment. In this context, the child is perceived as a co-constructor of his or her own knowledge, and it is necessary to point out that in both training contexts all the actors actively contributed to this process, mirroring and proving the importance of collaboration and cooperation. The path represented throughout this report has made it possible not only for professional but also personal growth, characterised by an unceasing search for new knowledge and the transformation of practices, in order to meet the needs and interests of children.pt_PT
dc.identifier.tid202637107
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16182
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectFormação inicialpt_PT
dc.subjectPrática educativapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectInitial training
dc.subjectTeacher
dc.subjectEducational practice
dc.subjectResearch-action
dc.subjectChild
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ AnaCastro_2020.pdf
Size:
2.64 MB
Format:
Adobe Portable Document Format