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Processo de internacionalização de empresas portuguesas – estudo de caso

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Internationalization is a field of research that remains widely debated as it is seen as a key strategy for the competitiveness of companies and economies. In the Portuguese context, where there has been a favourable and sustained evolution of exports for several years, the internationalization and diversification of markets seems to play a fundamental role for the sustainability of the business. Considering that an internationalization process is a complex process, involving high risks, the aim of this work will be to study the internationalization process of portuguese companies. Following a qualitative methodology, based on case study, we intend to understand why and how its internationalization process occurred, its goals and the strategies involved. Given that, when analyzing the process of internationalization of a company, it´s important to confront theoretical models with business practice, we will try to confront and verify the validity of relevant theories and literature with the cases under analysis.
A temática da internacionalização constitui uma área de pesquisa que se mantém muito atual, na medida em que a internacionalização se assume como estratégia chave para a competitividade das empresas e das economias. No contexto português, a internacionalização e diversificação de mercados parece assumir um papel fundamental para a sustentabilidade dos negócios. Sendo definido como um processo complexo, envolvendo riscos elevados, o objetivo deste trabalho será estudar o Processo de Internacionalização (PI) de empresas portuguesas. Seguindo uma metodologia qualitativa, assente no estudo de caso, pretende-se identificar estratégias, dificuldades e captar a complexidade e especificidade desses processos. Dado que, ao analisar o PI de uma empresa, é importante confrontar modelos teóricos com a prática empresarial, procuraremos confrontar e verificar a validade das teorias e literatura relevantes com os casos em análise. Os resultados indicam que não é possível enquadrar os casos em estudo num único modelo teórico e que o Modelo não Sequencial parece ser o mais indicado para caraterizar a estratégia das empresas em causa.

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Empresas Estratégias Internacionalização Estudos de caso

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Instituto Politécnico da Guarda

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