Repository logo
 
Publication

Sustentabilidade em escolas - um caso de estudo

dc.contributor.advisorMartins, Florinda Figueiredo
dc.contributor.authorPinto, António Alberto de Oliveira Ferreira
dc.date.accessioned2013-11-06T11:40:25Z
dc.date.available2013-11-06T11:40:25Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractDevido à actual conjuntura sócio económica e às crescentes preocupações ambientais e sociais houve a necessidade de construir e desenvolver indicadores de sustentabilidade que registassem e avaliassem o desempenho, ano após ano, da comunidade escolar, de modo a melhorá-lo, pois as escolas devem ser elas próprias, modelos de sustentabilidade. Os indicadores formulados e desenvolvidos são ferramentas de gestão pois facultam a identificação de prioridades, o estabelecimento de metas e a tomada de decisões além de possibilitarem a elaboração de um historial que pode ajudar a melhorar o desempenho económico, ambiental e social das escolas, de acordo com os três pilares do desenvolvimento sustentável. Foram aplicados, ao caso de estudo, os indicadores considerados mais relevantes, tendo em conta a globalidade da sua aplicação, a sua clareza, mensurabilidade, compreensibilidade e reprodutibilidade. Obtiveram-se 185 indicadores de eficiência distribuídos pelas áreas ambiental (46), social (85), económica (18) e ensino / aprendizagem (36) e 63 indicadores descritivos distribuídos pelas áreas social (39), económica (9) e ensino / aprendizagem (15). Através de um inquérito realizado para avaliar as expectativas globais da comunidade escolar e dos dados disponibilizados pelo gabinete de qualidade e pela administração da escola, que serviu de caso de estudo, conseguiram-se calcular 71% dos indicadores de eficiência e 70% dos indicadores descritivos propostos.por
dc.description.abstractDue to the current socio-economic situation and growing environmental and social concerns, it was important to create and develop sustainability indicators to register/monitor and evaluate/measure the performance of the school community, year after year, so that it could be improved, as schools should be models of sustainability. Those indicators are management tools providing not only the identification of priorities, the setting of goals and decision making, but also enabling the creation of a chronological record, which can help improve the school economic, environmental and social performance, according to the three pillars of sustainable development. The most relevant indicators were used in this study case considering the full range of their application, clarity, measurability, comprehensiveness and reproductibility. 185 efficiency indicators distributed by environmental (46), social (85), economic (18) and teaching / learning (36) and 63 descriptive indicators distributed by social (39), economic (9) and teaching / learning (15) areas were obtained. Through a survey carried out to evaluate the global expectations of the school community and using data provided by both the school quality department and the school administration board, which were taken as study case, it was possible to determine 71%, of the proposed efficiency indicators and 70% of the descriptive ones.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/2527
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Portopor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectIndicadores de sustentabilidadepor
dc.subjectEco-schoolspor
dc.subjectIndicadores ambientaispor
dc.subjectIndicadores sociaispor
dc.subjectIndicadores económicospor
dc.subjectSustainable developmentpor
dc.subjectSustainability indicatorspor
dc.subjectEnvironmental indicatorspor
dc.subjectSocial indicatorspor
dc.subjectEconomic indicatorspor
dc.titleSustentabilidade em escolas - um caso de estudopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_AntonioPinto_2011_MEQ.pdf
Size:
1.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: