Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

From and Beyond Gamified Activities in Primary English Learning

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Alguns estudos relacionados com a implementação da pedagogia da gamificação começaram a surgir, tanto relacionados com contextos de aprendizagem do ensino básico como secundário, já começaram a surgir, centrando-se nos caminhos a seguir no que concerne o uso deste tipo de abordagem para a promoção do desenvolvimento de competências do século XXI (Cruz & Orange, 2016). No entanto, pouco se tem visto sobre os efeitos das tarefas gamificadas nos alunos do 1o CEB, especialmente em relação ao seu incentivo da competitividade e do pensamento crítico. Este trabalho tem como objetivo discutir a implementação de tarefas gamificadas na aprendizagem de inglês no 1o CEB. Seguindo uma abordagem metodológica etnográfica, observámos práticas gamificadas com um grupo de alunos que aprendem Inglês no 3o / 4o anos, em que foram convidados a: responder questionários, desenvolver trabalhos de projeto, realizar pequenos roleplays, analisar criticamente livros ilustrados, etc. Os resultados mostram que as tarefas gamificadas promovem comportamentos de índole competitivo entre os estudantes, o que, por sua vez, estimula o pensamento crítico criativo e colaborativo na sala de aula.

Description

Keywords

competências do século XXI gamificação consciência cultural crítica álbuns

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue