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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As is commonly accepted, the success of any organization lies in the efficiency and
effectiveness of their human capital, consequently, it’s necessary to understand the
competence of this, before measuring or estimating the success of the organization itself.
Therefore, with this project it’s intended to fulfill the update of the competency model of
Grupo Entreposto, in order to improve the alignment of human resource processes with
the goals of the organization, this potentiality, identified through the human resources
function diagnostic, leveraged by external audit report on the performance system and
rewards compensations, followed, by an empirical and theoretical analysis, in order to
clarify the exact configuration of the potential and its purpose.
After literature review, regarding to the needs of the organization and considered several
strategic options, was opted for the top-down methodology in order to update the
transversal competencies of the Grupo Entreposto and of the specific competencies in car
retail and the definition of competencies profiles and respective levels of requirement for
functional function/family.
According to the strategic areas referred, it was made the development of strategic and
operational planning, respective activities, tasks, data collection methods, necessary
resources (human and material), and critical paths. After finished the planning, was made
the implementation. At this stage, in some situations, certain difficulties have emerged,
which led to the choice for critical paths defined.
Throughout the implementation and at the end, the indicators that were evaluated have
allowed to concluded that the project planned and implemented, reached the proposed
aims.
Como é commumente aceite, o sucesso de qualquer organização reside na eficiência e eficácia do seu capital humano, como tal, é necessário compreender a competência deste antes de medir ou estimar o sucesso da própria organização. Assim, com a realização deste projeto pretende-se proceder à atualização do modelo de competências do Grupo Entreposto, de forma a melhorar o alinhamento dos processos de recursos humanos com os objetivos da organização, potencialidade esta, identificada através do diagnóstico à função de recursos humanos e alavancada pelo relatório de auditoria ao sistema de desempenho e remuneração variável realizado por consultora externa, procedido de análise empírica e teórica de forma a clarificar a configuração exata da potencialidade e respetiva finalidade. Após a referida revisão da literatura, face ás necessidades da organização e após consideradas as várias opções estratégicas, optou-se pela metodologia top-down com vista à atualização das competências transversais do Grupo Entreposto e das competências específicas no Retalho Automóvel e à definição dos perfis de competência e respetivos níveis de exigência por função/família funcional. Em função dos âmbitos estratégicos referidos, procedeu-se à elaboração do planeamento estratégico e operacional, respetivas atividades, tarefas, métodos de recolha de dados, recursos necessários (humanos e materiais), cronograma e caminhos críticos. Depois de concretizado o planeamento, procedeu-se à sua implementação. Nesta fase, foram surgindo algumas dificuldades que, em algumas situações, levaram a que se optasse pelos caminhos críticos definidos. Ao longo da implementação e no final foram avaliados os indicadores que permitiram concluir que o projeto planeado e implementado, atingiu a finalidade proposta.
Como é commumente aceite, o sucesso de qualquer organização reside na eficiência e eficácia do seu capital humano, como tal, é necessário compreender a competência deste antes de medir ou estimar o sucesso da própria organização. Assim, com a realização deste projeto pretende-se proceder à atualização do modelo de competências do Grupo Entreposto, de forma a melhorar o alinhamento dos processos de recursos humanos com os objetivos da organização, potencialidade esta, identificada através do diagnóstico à função de recursos humanos e alavancada pelo relatório de auditoria ao sistema de desempenho e remuneração variável realizado por consultora externa, procedido de análise empírica e teórica de forma a clarificar a configuração exata da potencialidade e respetiva finalidade. Após a referida revisão da literatura, face ás necessidades da organização e após consideradas as várias opções estratégicas, optou-se pela metodologia top-down com vista à atualização das competências transversais do Grupo Entreposto e das competências específicas no Retalho Automóvel e à definição dos perfis de competência e respetivos níveis de exigência por função/família funcional. Em função dos âmbitos estratégicos referidos, procedeu-se à elaboração do planeamento estratégico e operacional, respetivas atividades, tarefas, métodos de recolha de dados, recursos necessários (humanos e materiais), cronograma e caminhos críticos. Depois de concretizado o planeamento, procedeu-se à sua implementação. Nesta fase, foram surgindo algumas dificuldades que, em algumas situações, levaram a que se optasse pelos caminhos críticos definidos. Ao longo da implementação e no final foram avaliados os indicadores que permitiram concluir que o projeto planeado e implementado, atingiu a finalidade proposta.
Description
Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
Keywords
Competências Modelo de competências Retalho automóvel Mapeamento de competências Competency mapping Car retail
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própria