Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

GeoTáxi: Desenvolvimento de plataforma de recepção e atribuição de serviços de Táxis em pequenas localidades

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_TiagoSIlva_2017_MEEC.pdf8.04 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

As inovações tecnológicas são por natureza impulsionadoras de modificações em diversas áreas. Um dos setores cujo desenvolvimento tem sido notório e muito destacada pela comunicação social nacional e internacional é o do Táxi, serviço público de transporte. Todavia nem todas as soluções existentes respondem às necessidades do pedido de serviço de táxi, especialmente para pequenas e médias localidades de Portugal. Nestes contextos específicos, a utilização de táxis tem caraterísticas muito próprias que devem ser tidas em conta, como por exemplo: a gestão automática dos pedidos de serviços. Todas as aplicações existentes para a requisição de um táxi inserem-se nas grandes áreas metropolitanas do país, o que faz com que nas pequenas e médias localidades se tenha de recorrer aos meios antigos de requisição, quer por chamada telefónica, quer por deslocação física à praça mais próxima. A solução apresentada neste documento, denominada de GeoTáxi, tem como objetivo colmatar esta falta de soluções para as pequenas e médias localidades. Para isso foi desenvolvido um sistema de receção e atribuição de serviços de táxis, constituído por duas aplicações para dispositivos móveis (uma para o cliente e outra para o taxista) com o sistema operativo Android e uma aplicação Web para a administração da plataforma. Por último, com o intuito de interligar estas três aplicações (duas móveis e uma Web) e a base de dados tem-se a plataforma automática de gestão. Os testes realizados no decorrer do desenvolvimento do produto e o feedback dado pelos colaboradores da empresa, validaram o seu correto funcionamento, estando pronta para a realização de testes piloto em carga na cidade de Chaves.
Technological innovations are conducive to changes in several areas. One of the sectors whose revolution has been notorious is the Taxi, public transport service. However, not all existing solutions respond to the needs of the taxi service request especially for small and medium cities in Portugal. In these specific contexts, the use of taxis has very specific characteristics that must be considered in the automatic management of service requests. All applications for requesting an existing taxi are inserted in large metropolitan areas of the country, which means in small and medium cities have to resort to the old means of requisition, which were the telephone call, or else, the trip to the nearest square. The solution presented in this document, called GeoTáxi, aims to address this lack of solutions in small and medium localities. For this purpose, a system for receiving and assigning taxi services was created, which also consists of two mobile applications with the Android operating system and a Web application for the platform administrator. One such application is for customers and the other for taxi drivers. Finally, to interconnect these three applications and the database is the management platform. The tests performed during the development of the product and the feedback given by the company's employees, validated its correct functioning, being ready for a pilot test, in the city of Chaves that is where it will be begins integrated.

Description

Keywords

Táxi Android PHP PostgreSQL

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue