Repository logo
 
Publication

Interactional strategies between terminologist and domain specialist. Putting order into our universe: the concept of Blended Learning

dc.contributor.authorCastro Fernandes, Joana
dc.contributor.authorPeres, Paula
dc.contributor.authorCosta, Rute
dc.date.accessioned2015-12-16T09:35:23Z
dc.date.available2015-12-16T09:35:23Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractA presente comunicação visa discutir as mais-valias de um desenho metodológico sustentado numa abordagem conceptual da Terminologia aplicado ao exercício de harmonização da definição do cenário educativo mais promissor do Ensino Superior actual: o blended learning. Sendo a Terminologia uma disciplina que se ocupa da representação, da descrição e da definição do conhecimento especializado através da língua a essência deste domínio do saber responde a uma necessidade fundamental da sociedade actual: putting order into our universe, nas palavras de Nuopponen (2011). No contexto descrito, os conceitos, enquanto elementos da estrutura do conhecimento (Sager, 1990) constituem um objecto de investigação de complexidade não despicienda, pois apesar do postulado de que a língua constitui uma ferramenta fundamental para descrever e organizar o conhecimento, o princípio isomórfico não pode ser tomado como adquirido. A abordagem conceptual em Terminologia propõe uma visão precisa do papel da língua no trabalho terminológico, sendo premissa basilar que não existe uma correspondência unívoca entre os elementos atomísticos do conhecimento e os elementos da expressão linguística. É pela razões enunciadas que as opções metodológicas circunscritas à análise do texto de especialidade serão consideradas imprecisas. Nesta reflexão perspectiva-se que o conceito-chave de uma abordagem conceptual do trabalho terminológico implica a combinação de um processo de elicitação do conhecimento tácito através de uma negociação discursiva orientada para o conceito e a análise de corpora textuais. Defende-se consequentemente que as estratégias de interacção entre terminólogo e especialista de domínio merecem atenção detalhada pelo facto de se reflectirem com expressividade na qualidade dos resultados obtidos. Na sequência do exposto, o modelo metodológico que propomos sustenta-se em três etapas que privilegiam um refinamento dessa interacção permitindo ao terminólogo afirmar-se como sujeito conceptualizador, decisor e interventor: (1) etapa exploratória do domínio-objecto de estudo; (2) etapa de análise onamasiológica de evidência textual e discursiva; (3) etapa de modelização e de validação de resultados. Defender-se-á a produtividade de uma sequência cíclica entre a análise textual e discursiva para fins onomasiológicos, a interacção colaborativa e a introspecção.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7192
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTerminologypt_PT
dc.subjectLinguísticapt_PT
dc.subjectB-learningpt_PT
dc.subjectConceptpt_PT
dc.subjectTerminologiapt_PT
dc.subjectBlended learningpt_PT
dc.titleInteractional strategies between terminologist and domain specialist. Putting order into our universe: the concept of Blended Learningpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceII Congresso Internacional Relex, Santiago de Compostelapt_PT
person.familyNameCastro Fernandes
person.familyNamePeres
person.familyNameCosta
person.givenNameJoana
person.givenNamePaula
person.givenNameRute
person.identifier.ciencia-id3416-E354-FA43
person.identifier.ciencia-id9E16-EBBC-21A0
person.identifier.orcid0000-0003-2719-4661
person.identifier.orcid0000-0003-4964-5929
person.identifier.orcid0000-0002-3452-7228
person.identifier.scopus-author-id21833592900
person.identifier.scopus-author-id49864095600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb02a9d7-90dd-4daa-acf4-b25cf829a100
relation.isAuthorOfPublication9272c01d-5686-4562-a146-3b719f05a9d5
relation.isAuthorOfPublication6c02c93e-7a02-4449-82c3-c38658eb85fa
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9272c01d-5686-4562-a146-3b719f05a9d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Estratégias interaccionais_versão 3.pdf
Size:
2.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: