Repository logo
 
Publication

O violino no cinema: análise da banda sonora do filme “A Lista de Schindler”

dc.contributor.advisorMoreira, Daniel Filipe Pinto
dc.contributor.authorCamboa, Alexandra Florim Nunes de Sá
dc.date.accessioned2021-02-25T17:30:00Z
dc.date.available2021-02-25T17:30:00Z
dc.date.issued2021-02-10
dc.description.abstractNas últimas décadas, a música para cinema ganhou uma especial atenção por parte de múltiplos autores, surgindo assim cada vez mais literatura séria sobre o assunto. Uma das conclusões principais deste campo de estudos florescente é que a música para cinema não funciona da mesma forma em diferentes períodos históricos e culturas. Neste trabalho, analiso a banda sonora do filme neoclássico A Lista de Schindler (1993), composta por John Williams e realizado por Steven Spielberg – uma banda sonora em que o violino tem um papel central. A análise deste filme seguirá as funções gerais da música para cinema apresentadas por Kathryn Kalinak e os elementos narrativos e musicais característicos do cinema neoclássico e das bandas sonoras de John Williams. Será dado um foco especial à representação das emoções visto que é a música que nos ajuda a dar significado às imagens, conectando-nos às mesmas e expressando emoções que guiam a nossa reação ao filme. Por último e talvez o mais importante, pois foi o que me levou a estudar este tema, o trabalho procura responder à questão “Porquê o violino?”.pt_PT
dc.description.abstractOver the last few decades, film music has been given much attention by a number of authors, so that a growing body of serious literature on the subject has arisen. One of the main conclusions of this flourishing research field is that film music does not work in the same way across time periods and cultures. In this dissertation, I analyze John Williams’s soundtrack for the neoclassical film Schindler’s list (1993), directed by Steven Spielberg – a soundtrack in which the violin plays a central role. The analysis of this film will follow the general functions of film music as discussed by Kathryn Kalinak, as well as the narrative and musical elements characteristic of the neoclassical cinema and of John William’s soundtracks. A special focus will be given to the representation of emotions since it is music that helps us to give meaning to the images, connecting us to them and expressing emotions that guide our reaction to the film. Lastly and perhaps most importantly, since it was what led me to study this theme, the dissertation tries to answer the question “Why the violin?”.pt_PT
dc.identifier.tid202645690pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17171
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMúsica para cinemapt_PT
dc.subjectA Lista de Schindlerpt_PT
dc.subjectJohn Williamspt_PT
dc.subjectViolinopt_PT
dc.subjectAnálisept_PT
dc.subjectFilm musicpt_PT
dc.subjectSchindler’s Listpt_PT
dc.subjectViolinpt_PT
dc.subjectNeoclassicismpt_PT
dc.subjectAnalysispt_PT
dc.titleO violino no cinema: análise da banda sonora do filme “A Lista de Schindler”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, especialização em Violinopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Alexandra_Camboa_MIA_2021.pdf
Size:
1.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: