Repository logo
 
Publication

Plano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdiana

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, José de Freitas
dc.contributor.authorMoreira, Élio Anatoly Semedo
dc.date.accessioned2016-11-25T15:08:32Z
dc.date.available2016-11-25T15:08:32Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2016
dc.descriptionTrabalho de Projeto Apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Empreendedorismo e Internacionalização, sob orientação do Professor Doutor José Freitas santos.pt_PT
dc.description.abstractA diáspora de Cabo Verde é uma das grandes fontes de receita do país. Portugal é um dos destinos mais escolhidos para a emigração, fato que se poderá justificar pelos laços culturais e históricos que unem os dois países. O grogue é a bebida tradicional de Cabo Verde, uma aguardente que já vem sendo produzida no país há mais de 300 anos. A bebida é uma das marcas culturais e de maior referência nacional. Porém, é um produto que não está muito presente na sua diáspora, que tanto o aprecia e o valoriza. A abertura da economia mundial tem vindo a ganhar destaque no contexto empresarial e a criar oportunidades e ameaças para as empresas. A internacionalização é uma estratégia adotada pelas empresas para comercializarem os seus produtos e serviços nos mercados externos. O presente projeto consiste na elaboração de um plano de marketing internacional para a venda do Grogue em Portugal e, mais tarde, nos principais mercados europeus. O projeto apresenta as principais ações de marketing que poderão ser desenvolvidas para que a bebida tradicional de Cabo Verde e uma das suas marcas possa aumentar a sua presença junto dos consumidores em geral, mas especialmente junto das comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo país. Para além disso, elaborou-se um orçamento previsional com os objetivos de venda, bem como com os custos estimados para as diversas ações de marketing.pt_PT
dc.description.abstractCape Verde's diaspora is one of the major sources of the country's revenue. Portugal is one of the most chosen destinations for emigration, a fact that can be justified by cultural and historical ties between the two countries. The grogue is the traditional drink of Cape Verde, a spirit which is already being produced in the country for over 300 years. The drink is one of the largest cultural and national benchmarks. However, it is a product that is not very present in its diaspora that both appreciates and values. The opening of the world economy has gained prominence in the business environment and create opportunities and threats for firms. Internationalization is a strategy adopted by companies to market their products and services on foreign markets. This project is the development of an international marketing plan for the sale of grogue in Portugal and later, in the main European markets. The project presents the main marketing actions that could be developed so that the traditional drink of Cape Verde and one of its brands to increase their presence among consumers in general, but especially along the Cape Verdean communities around the country. In addition, it prepared a budget estimate with sales targets, as well as the estimated costs for the various marketing actions.pt_PT
dc.identifier.tid201147297pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8701
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInternacionalizaçãopt_PT
dc.subjectPlano de marketing internacionalpt_PT
dc.subjectGroguept_PT
dc.subjectDiásporapt_PT
dc.subjectInternationalizationpt_PT
dc.subjectInternational marketing planpt_PT
dc.titlePlano de internacionalização do “Grogue” para a diáspora Cabo-verdianapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Empreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Élio Moreira_E.I_2015.pdf
Size:
1.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: