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Análise e melhoria da gestão de stock de uma empresa de manutenção

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Abstract(s)

Com o aumento da competitiva na indústria e com o avanço na inovação, as organizações começam a dar mais importância a uma boa prática de gestão de stock. Hoje em dia, é fundamental ter o controlo de todos os produtos que entram e saem do armazém. Além disso, o capital investido em stock representa uma grande parte dos custos de uma empresa pelo que é essencial ter um olhar pormenorizado do mesmo. O presente trabalho foi realizado na upK – Gestão de Facilities e Manutenção, no departamento de gestão e desenvolvimento, uma empresa que pertence ao ramo da manutenção e que está situada na Maia, distrito do Porto, mas opera para todo o país. O projeto desenvolvido teve como principais objetivos a melhoria dos processos da gestão de stock e os processos logísticos associados, tanto a nivel físico como a nivel de informação, aumentando a eficiência e diminuindo custos. Todo este trabalho foi realizado com o auxílio de um software de manutenção, NextBitt, e um de gestão, SAP. Neste trabalho foram detetados alguns problemas como por exemplo, falta de controlo financeiro do stock, elevado número de ruturas de stock, variabilidade nos processos de receção, armazenamento e receção e desarrumação do armazém. De forma a atingir os objetivos e melhorar os processos, foram implementadas várias ferramentas Lean, tais como: implementação dos 5´S, criação de integrações entre os dois softwares utilizados, implementação de ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) para apoio de decisões, criação de fluxos e processos uniformes (processos de receção, armazenamento e expedição de material), gestão visual e, por fim, a criação de sistemas de apoio á tomada de decisão de encomenda. Com as propostas de melhorias apresentadas – implementação de stock mínimo, implementação de processos de receção, armazenamento e expedição, identificação visual no armazém e implementação dos 5´S – obteve-se resultados como: organização e limpeza do espaço de armazenamento, redução das ruturas de stock em 75% eliminação de 500kg de material obsoleto, processos de receção e expedição mais eficazes, redução de 67% das coimas devido aos documentos de transporte e um melhor controlo do stock.
With the increase of competitiveness in the industry and the advancement of innovation, organizations begin to give more importance to a good practice of stock management. Nowadays, it is essential to have control of all products that enter and leave the warehouse. In addition, the capital invested in stock represents a large part of a company's costs, so it is essential to have a detailed look at it. The present work was carried out at upK – Gestão de Facilities and Maintenance, in the management and development department, a company that belongs to the maintenance branch and which is in Maia, Porto district, but operates throughout the country. The project developed had as main objectives the improvement of the processes of stock management and the associated logistical processes, both at the physical level and at the level of information, increasing efficiency and reducing costs. All this work was carried out with the help of a maintenance software, NextBitt, and a management software, SAP. In this work, some problems were detected, such as lack of financial control of the stock, high number of stock ruptures, variability in the reception, storage and reception processes and warehouse clutter. To achieve the objectives and improve the processes, several Lean tools were implemented, such as: implementation of the 5'S, creation of integrations between the two software used, implementation of the PDCA cycle (Plan, Do, Check, Act) to support of decisions, creation of uniform flows and processes (reception, storage and dispatch of material), visual management and, finally, the creation of support systems for ordering decision making. With the proposals for improvements presented - implementation of minimum stock, implementation of reception, storage and dispatch processes, visual identification in the warehouse and implementation of 5'S - results were obtained such as: organization and cleaning of storage space, reduction of breakages of stock by 75%, elimination of 500kg of obsolete material, more efficient reception and dispatch processes, 67% reduction in fines due to transport documents and better stock control.

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Keywords

Stock Gestão Armazenamento NextBitt SAP Management Storage

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