Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Ana Inês Carvalheiras Peixoto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
dc.contributor.advisorSilva, Helena Margarida Ferreira da
dc.contributor.advisorFérias, Ana Rita Moutinho
dc.contributor.authorPeixoto, Ana Inês Carvalheiras
dc.date.accessioned2023-11-14T19:07:37Z
dc.date.available2023-11-14T19:07:37Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, espelhando as aprendizagens realizadas no processo de formação pedagógica da mestranda, nos níveis educativos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo condição necessária para a obtenção de grau Mestre, segundo o DL 79/2014, de 14 de maio. Assim, através de uma postura fundamentada, crítica e reflexiva, fundamentais para uma atitude ética, é espelhada a edificação do percurso formativo da estudante, relativamente à aquisição de aprendizagens e competências significativas para a construção da sua identidade profissional docente de perfil duplo. As práticas implementadas sustentaram-se nas fases de observação, planificação, ação e reflexão, inerentes à metodologia de Investigação-Ação, sendo que o seu caráter cíclico potenciou o aperfeiçoamento da ação educativa, inovando e adequando novas práticas em contexto educativo. Assim, todas as ações educativas, sob o paradigma socio construtivista, procuraram não só ser inclusivas, como promover o desenvolvimento holístico da criança, priorizando-a como elemento ativo no processo de construção dos seus conhecimentos, no qual o docente assume o papel de mediador. Destaca-se, ainda, a importância do trabalho colaborativo entre os vários intervenientes neste ciclo de aprendizagens, que possibilitaram atender às necessidades inerentes à prática educativa, implementando estratégias e recursos pertinentes e criativos. Para além disto, valorizou-se a promoção de práticas, envolvendo a comunidade educativa e as famílias, assim como a mobilização de referentes teóricos que possibilitaram articular saberes entre a teoria e a prática.pt_PT
dc.description.abstractThe present report is part of the curricular unit of Prática Educativa Supervisionada, in the Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto and portrays the learning achieved in the process of pedagogical training of the master's student, in the educational levels of Pre-School Education and Primary School, as a necessary condition for obtaining the Master's degree, according to the DL 79/2014 of 14 May. Therefore, the development of the student's educational path is mirrored in what is associated with the acquisition of learning and significant skills for the growth of her professional identity as a dual profile teacher, through a reasoned, critical, and reflective attitude, which is fundamental to an ethical conduct. The adopted practices were founded on the stages of observation, planning, action, and reflection inherent in the Action-Research methodology, and given its cyclical character, allowed the improvement of educational action, development, and adoption of new practices in the educational context. As a result, under the social constructivist paradigm, all educational actions aimed not only to be inclusive, but also to promote the holistic development of the child, prioritizing the one as an active element in the process of building knowledge, with the teacher acting as a mediator. It is also worth noting the significance of collaborative work among the numerous participants in this learning cycle, which enabled to address the needs inherent in educational practice by integrating innovative and creative tactics and resources. Furthermore, the promotion of practices for and with the educational community and families, as well as the mobilization of theoretical references that allowed for knowledge articulation between theory and practice, were valued.pt_PT
dc.identifier.tid203394321
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23903
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento holísticopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectIdentidade profissional cocentept_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectHolistic developmentpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectTeaching professional identitypt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Ana Inês Carvalheiras Peixotopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Peixoto_2023.pdf
Size:
1.65 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: