Repository logo
 
Publication

Centro Multimédia de Línguas uma comunidade de Aaprendizagem

dc.contributor.authorMoreira Silva, Manuel
dc.contributor.authorAlmeida, Paula
dc.date.accessioned2021-05-20T09:50:22Z
dc.date.available2021-05-20T09:50:22Z
dc.date.issued2007
dc.description.abstractO ensino tradicional tem vindo a ser, senão substituído, pelo menos complementado por metodologias assentes na inovação tecnológica. O desafio está no aproveitamento adequado de todas as ferramentas que advêm de sistemas de informação e comunicação como a Internet e programas informáticos dedicados a áreas de conhecimento específicas. Na área de línguas, incluindo as sub-áreas adjecentes, presenciamos uma adaptação gradual a este novo desafio, quer ao nível da adopção de recursos, quer no que concerne a formação de docentes e alunos. O Centro Multimédia de Línguas (CML), do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, constitui um exemplo de uma comunidade de aprendizagem concentrada em três questões basilares: 1) a partilha de conhecimento; 2) a interacção docentes-alunos; 3) a criatividade e a inovação científico-pedagógicas. Mais do que constituir um centro, torna-se claro que o CML caminha, passo a passo, para um ambiente de aprendizagem cada vez mais dinâmico, integrando as vertentes virtual e presencial, a ciência e a técnica, o saber e o saber fazer. Pretendemos dar conta dos objectivos fundamentais do Centro Multimédia de Línguas, através de uma incursão pelo seu funcionamento, pela sua estrutura física e humana e pelas actividades que desenvolve, para, assim, reflectir sobre os custos associados e tirar algumas conclusões sobre a viabilidade e o futuro desta comunidade de aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractTraditional teaching methodologies have been gradually, if not replaced, at least complemented by methodologies grounded in technological innovation. Our challenge today resides in the adequate use of the tools provided by information and communication systems such as the Internet, intranets, and knowledge-specific software. In the area of languages, including adjacent sub-areas, we are confronted by a steady adaptation to this new challenge, whether at resource level or at the level of teacher and student training. The Multimedia Language Center (MLC), at Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, is an example of a learning community focused on three fundamental issues: 1) knowledge sharing; 2) teacher-student interaction; 3) scientific and pedagogical creativity and innovation. Rather than simply a center, the MLC is fast becoming a more dynamic learning environment, integrating the virtual and presence-based, science and skills, know what and know how. We aim to give an account of the MLC’s main goals, through a tentative journey into its workings, human and physical structure, and activities. This will enable us to reflect on associated costs and reach some conclusions as to the viability and future of this learning community.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8746-52-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17966
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.subjectCMLpt_PT
dc.subjectCentro Multimédia de Línguaspt_PT
dc.titleCentro Multimédia de Línguas uma comunidade de Aaprendizagempt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage209pt_PT
oaire.citation.startPage202pt_PT
oaire.citation.titleActas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação-Challengespt_PT
person.familyNameSilva
person.givenNameManuel
person.identifier2295553
person.identifier.ciencia-id7619-C207-CDB4
person.identifier.orcid0000-0002-5966-4229
person.identifier.ridR-9753-2016
person.identifier.scopus-author-id7403410875
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7fea1d68-a6fd-4f32-bd8a-fdc11630889f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7fea1d68-a6fd-4f32-bd8a-fdc11630889f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
actas_challenges_2007.pdf
Size:
193.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format