Repository logo
 
Publication

Autoavaliação das organizações escolares: articulação da equipa de autoavaliação com as lideranças intermédias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDiogo, Fernando Luís Teixeira
dc.contributor.authorSousa, Vítor Emanuel Caldas Pinto
dc.date.accessioned2016-02-29T14:29:20Z
dc.date.available2016-02-29T14:29:20Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente trabalho de projeto resulta de um estudo na área da Avaliação Institucional, realizado num agrupamento de escolas com educação pré-escolar e ensinos básico e secundário. O objetivo principal relacionou-se com a construção de um Plano de Ação, que promova o desenvolvimento de uma cultura de avaliação, procurando envolver todos os ‘atores’ educativos no processo de mudança e melhoria do agrupamento, com principal incidência na articulação da Equipa de Autoavaliação do Agrupamento, com as Lideranças Intermédias, de forma a implementar o processo de Autoavaliação do Agrupamento. A avaliação das escolas deve basear-se em dispositivos simples e exequíveis e nesse sentido é importante que a avaliação respeite critérios de pertinência, de coerência, de eficácia, de eficiência e de oportunidade. As Equipas de Autoavaliação, em articulação com as Lideranças Intermédias, assumem cada vez mais importância, nas organizações escolares, podendo ser potenciadoras da melhoria da eficácia e eficiência das organizações escolares. Um dos instrumentos de recolha de dados foi o inquérito por questionário, aplicado a 89 professores e educadores, que representam 51,2 % dos docentes do agrupamento em estudo. Outro instrumento de recolha de dados foi o focus group, constituído por 11 professores, dos departamentos curriculares existentes no agrupamento. Os resultados mostraram que o processo de autoavaliação é já uma prática comum no agrupamento, com uma certa consolidação. No entanto, ao nível da estrutura que lidera, apesar de integrar representantes de toda a comunidade educativa, ainda se verifica uma participação muito centrada nos docentes. Esta estrutura deve tornar-se mais abrangente, de forma a permitir a incorporação de outros pontos de vista. Os resultados mostraram ainda, diferentes tipos de abordagem aos assuntos relacionados com a autoavaliação, nos distintos departamentos curriculares. O incentivo das Lideranças Intermédias e a sua implicação na tarefa de motivar os professores para a participação no processo, a articulação com a Equipa de Autoavaliação e a comunicação serão determinantes para a melhoria da eficácia e eficiência da organização. No plano de ação, é apresentado um conjunto de propostas, que pretendem colmatar estas debilidades.pt_PT
dc.description.abstractThe present project work is a result from a study in the area of institutional assessment, conducted in a group of schools of pre-school, elementary and secondary. The main objective is the construction of a plan of action that promote the development of an evaluation culture, which seeks to involve all stakeholders in the process of change and educational improvement of the school with particular emphasis to the articulation of the self-assessment team with the intermediate leaderships in order to implement the self-evaluation process at school The evaluation of schools should be based on simple and achievable devices and in that sense it is important that the assessment respects criteria of relevance, coherence, effectiveness, efficiency and opportunity. The Self Assessment Teams, in conjunction with the Intermediate Leaderships assume increasing importance in school organizations and may potentiating improving of its the effectiveness and efficiency. One of the data collection instruments was a questionnaire survey applied to 89 teachers and educators, representing 51.2% of school teachers in the study. Other data collection instrument was the focus group consisting of 11 teachers of the school course departments. The results showed that the self-assessment process is already a common practice in school with a certain consolidation. However the liderante structure, although integrate representatives of the entire educational community, there is still a very focused interest on teachers. This structure must become wider in order to allow the incorporation of other viewpoints. The results showed also different types of approach to issues related to self-assessment, in the different departments. The incentive of the Intermediate Leaderships in the process of motivation of teachers as well as their participation in self-assessment process in conjunction with the Self Assessment Team will be crucial to improve the organization's effectiveness and efficiency. In the action plan is presented a set of proposals which aim to address these weaknesses.pt_PT
dc.identifier.tid201173859
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7757
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectAvaliação institucionalpt_PT
dc.subjectAutoavaliação de agrupamentospt_PT
dc.subjectLideranças intermédiaspt_PT
dc.subjectInstitutional evaluationen
dc.subjectSelf-assessment of schoolsen
dc.subjectIntermediate leadersen
dc.titleAutoavaliação das organizações escolares: articulação da equipa de autoavaliação com as lideranças intermédiaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTOpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em estudos profissionais especializados em educação - especialização em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_VitorSousa_2015.pdf
Size:
2.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: