Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Professora, é hoje que o Sr. Vazio vem à escola?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Branca Figueiredo_2020.pdf22.57 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio, intitulado de Professora, é hoje que o Sr. Vazio vem à escola?, espelha o retrato da identidade de docente construído ao longo da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico, condição necessária para a obtenção do grau de Mestre e habilitação legal para a docência no 1º ciclo e nas respetivas áreas disciplinares do 2º ciclo. Este relatório apresenta o percurso pessoal e profissional desenvolvido, simultaneamente, em escolas do 1º e 2º ciclo do mesmo agrupamento. Neste sentido, construíram-se pontes que articulassem, ao longo da prática pedagógica, os dois ciclos e a articulação das áreas de conteúdo e disciplinares. Com este relatório pretende-se expor as atividades de conceção, planificação até à concretização de aulas e unidades didáticas. Para a prática pedagógica, valorizou-se os princípios metodológicos de cada área e da Supervisão Pedagógica, resultantes de diálogos e reflexões constantes, para a concretização de situações de ensino e aprendizagem contextualizadas e fundamentadas. Por fim, procura-se apresentar um desenho de projeto, revelando e valorizando a componente de investigação que faz parte do professor.
The present Internship Report, entitled Teacher, is today that Mr. Vazio comes to school?, mirrors the portrait of the identity of the teacher constructed throughout the course unit of Supervised Teaching Practice, inserted in the study plan of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, a necessary condition for obtaining a Master's degree and legal qualification for teaching in the 1st cycle and in the respective disciplinary areas of the 2nd cycle. This report presents the personal and professional path developed, simultaneously, in schools of the 1st and 2nd cycle of the same group. In this sense, bridges were built that articulated, throughout the pedagogical practice, the two cycles and the articulation of the content and disciplinary areas. This report aims to expose the activities of design, planning until the completion of classes and teaching units. For pedagogical practice, the methodological principles of each area and Pedagogical Supervision were valued, resulting from constant dialogues and reflections, for the realization of contextualized and grounded teaching and learning situations. Finally, an attempt is made to present a project design, revealing and valuing the research component that is part of the teacher.

Description

Keywords

Prática de ensino supervisionada Supervisão pedagógica Educação literária e artística Princípios metodológicos Aprendizagem cooperativa Supervised teaching practice Pedagogical supervision Literary and artistic education Methodological principles Cooperative learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue