Repository logo
 
Publication

Ensino invertido: uma experiência e análise de resultados

dc.contributor.authorLopes, Ana Paula
dc.contributor.authorSoares, Filomena Baptista
dc.date.accessioned2020-01-30T09:44:22Z
dc.date.available2020-01-30T09:44:22Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO modelo de ensino invertido (flipped classroom) tem atraído a atenção da comunidade educacional global, em particular de muitos docentes e investigadores em várias instituições de ensino superior (IES). Este novo esquema organizacional para o paradigma do ensino-aprendizagem, representa a inversão pedagógica do processo académico tradicional. O primeiro contacto dos estudantes com os temas em estudo, é realizado fora do limite das “quatro paredes” da sala de aula, e o papel do professor é transformado numa espécie de guia/orientador/facilitador, conduzindo o estudante através do seu percurso de aprendizagem, evitando “caminhar” em paralelo, ou mesmo à frente (abrindo o caminho e levando o estudante atrás). Neste contexto, o professor deve indicar o caminho a percorrer, motivar o estudante para a construção do seu próprio conhecimento, deixando-o abrir o caminho, acompanhando e apoiando, monitorando constante e atentamente os resultados da aprendizagem. O tempo de aula é utilizado com discussões abertas, a resolver tarefas e problemas de aplicação, esclarecer as bases de teóricas (pré-analisadas e preparadas), num ambiente colaborativo, de modo a envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo, apresentam-se os resultados obtidos durante a implementação deste modelo de ensino invertido numa unidade curricular (UC) de Matemática Financeira, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP), analisando as expectativas e feedback dos participantes e de todos os estudantes inscritos nesta UC, comparando os resultados de dois grupos – grupo metodologia ensino invertido e grupo metodologia tradicional, este último funcionou como grupo de controle.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8688-94-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15419
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPolitemapt_PT
dc.subjectFlipped classroompt_PT
dc.subjectB-learningpt_PT
dc.subjectSala de aula invertidapt_PT
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectVídeo-aulaspt_PT
dc.titleEnsino invertido: uma experiência e análise de resultadospt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
person.familyNameLopes
person.familyNameda Silva Pereira Baptista Soares
person.givenNameAna Paula
person.givenNameFilomena Maria
person.identifier1583506
person.identifier.ciencia-id8B17-B2C1-6036
person.identifier.ciencia-id661E-1FDB-58FB
person.identifier.orcid0000-0003-1603-6959
person.identifier.orcid0000-0001-5203-9458
person.identifier.ridS-8594-2016
person.identifier.ridAAA-2487-2020
person.identifier.scopus-author-id57194875571
person.identifier.scopus-author-id57722207300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublication484b873a-dabe-4a06-9edf-2a5b8354ede7
relation.isAuthorOfPublicationeb9d5b71-fe8b-4e5e-b9b5-eaf22a33e806
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery484b873a-dabe-4a06-9edf-2a5b8354ede7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
45_livroResumosFinal2_Forum IPP.pdf
Size:
3.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: