dc.contributor.author | Lopes, Ana Paula | |
dc.contributor.author | Soares, Filomena Baptista | |
dc.date.accessioned | 2020-01-30T09:44:22Z | |
dc.date.available | 2020-01-30T09:44:22Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | O modelo de ensino invertido (flipped classroom) tem atraído a atenção da comunidade educacional global, em particular de muitos docentes e investigadores em várias instituições de ensino superior (IES). Este novo esquema organizacional para o paradigma do ensino-aprendizagem, representa a inversão pedagógica do processo académico tradicional. O primeiro contacto dos estudantes com os temas em estudo, é realizado fora do limite das “quatro paredes” da sala de aula, e o papel do professor é transformado numa espécie de guia/orientador/facilitador, conduzindo o estudante através do seu percurso de aprendizagem, evitando “caminhar” em paralelo, ou mesmo à frente (abrindo o caminho e levando o estudante atrás). Neste contexto, o professor deve indicar o caminho a percorrer, motivar o estudante para a construção do seu próprio conhecimento, deixando-o abrir o caminho, acompanhando e apoiando, monitorando constante e atentamente os resultados da aprendizagem. O tempo de aula é utilizado com discussões abertas, a resolver tarefas e problemas de aplicação, esclarecer as bases de teóricas (pré-analisadas e preparadas), num ambiente colaborativo, de modo a envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo, apresentam-se os resultados obtidos durante a implementação deste modelo de ensino invertido numa unidade curricular (UC) de Matemática Financeira, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCAP), analisando as expectativas e feedback dos participantes e de todos os estudantes inscritos nesta UC, comparando os resultados de dois grupos – grupo metodologia ensino invertido e grupo metodologia tradicional, este último funcionou como grupo de controle. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8688-94-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15419 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Politema | pt_PT |
dc.subject | Flipped classroom | pt_PT |
dc.subject | B-learning | pt_PT |
dc.subject | Sala de aula invertida | pt_PT |
dc.subject | Recursos educacionais abertos | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Vídeo-aulas | pt_PT |
dc.title | Ensino invertido: uma experiência e análise de resultados | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
person.familyName | Lopes | |
person.familyName | da Silva Pereira Baptista Soares | |
person.givenName | Ana Paula | |
person.givenName | Filomena Maria | |
person.identifier | 1583506 | |
person.identifier.ciencia-id | 8B17-B2C1-6036 | |
person.identifier.ciencia-id | 661E-1FDB-58FB | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1603-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5203-9458 | |
person.identifier.rid | S-8594-2016 | |
person.identifier.rid | AAA-2487-2020 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57194875571 | |
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rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
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